Oficinas de artesanato reúnem mulheres indígenas no Médio Purus

Em Destaque
Por -
0
As oficinas “Melhoria na Qualidade da Produção do Artesanato” abrem as atividades de 2011 do projeto Fortalecimento do Arranjo Produtivo do Artesanato Indígena do Médio Purus, nesta sexta-feira, dia 28, no município de Lábrea (a 703 quilômetros de Manaus). Ambas são específicas para mulheres indígenas e envolvem dez comunidades: cinco do povo Jamamadi e cinco do povo Apurinã. Atividades continuam até o dia 4 de fevereiro.

O projeto foi iniciado em 2009, após um diagnóstico feito na região com as artesãs indígenas. O valor financiado é de R$ 187 mil, oriundos do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) – tendo como proponente a Associação de Mulheres Indígenas do Médio Purus (Amimp) –, que conta com o investimento em recursos humanos, incluindo despesas com passagens e diárias para técnicos da Seind prestarem assessoria na execução e prestação de contas do projeto.

Quinze comunidades estão contempladas no projeto, que terá sua execução concluída em junho de 2011. “No ano de 2010 o projeto realizou levantamento do potencial produtivo do artesanato e Oficinas de Revitalização da Cultura Indígena Paumari e Apurinã”, afirma a coordenadora do projeto na Seind, Rose Meire Barbosa. “Em 2011 as primeiras atividades que darão início à terceira meta do projeto são as capacitações voltadas à melhoria da qualidade da produção, com vista à comercialização”, explica.

Para facilitar a comercialização dos produtos, o projeto possibilitou a construção de um pólo de exposição e comercialização de produtos indígenas no fim do ano passado, em Lábrea, gerenciado pela Amimp. O objetivo do pólo é concentrar a produção de artesanato das comunidades em um local especifico na sede do município de Lábrea, visando a divulgação da cultura indígena e a comercialização dos produtos. “A concentração dos artesanatos indígenas em um pólo, possibilitará a articulação da Seind para a participação das artesãs indígenas da região do Médio Purus em feiras e eventos regionais e nacionais”, destaca Rose Meire.

Catálogo

Como produto final do projeto Fortalecimento do Arranjo Produtivo do Artesanato Indígena do Médio Purus, será formatado um catálogo dos artesanatos indígenas, destacando fotos, tamanhos e valores do que é produzido pelas comunidades. São beneficiados 1,6 mil indígenas dos povos Jarawara, Jamamadi, Paumari e Apurinã.

PROGRAMAÇÃO

25/01/2011 – Deslocamento para o município de Lábrea;

26/01/2011 – Deslocamento para a área Jamamadi – Comunidade Pauzinho;

28 a 30/01/2011 – Realização da Oficina de Melhoria da Qualidade da Produção com o Povo Jamamadi.
Local: Comunidade Pauzinho;
31/01 a 1/02/2011 – Retorno à sede de Lábrea;

2 a 4/02/2011 – Realização da Oficina de Melhoria da Qualidade da Produção com o Povo Apurinã.
Local: Comunidade Nova Esperança.

Fonte: Seind


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)