Novo Sistema da PRODAM para avaliação do Exame Supletivo permite resultado instantâneo

Em Destaque
Por -
0
A Tecnologia da Informação tem se tornado um instrumento cada vez mais importante para a melhoria da prestação de serviços essenciais ao cidadão. É o caso do novo Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA)utilizado pelo Governo do Amazonas no Exame Supletivo. Utilizando a tecnologia Touch Screen (tela sensível ao toque) a prova é eletrônica e o aluno sabe o resultado de imediato.

Desenvolvido por técnicos da Prodam, o sistema visa atender com maior qualidade e agilidade aos estudantes que desejam realizar o exame supletivo. Em funcionamento desde junho, o novo sistema já possibilitou a regularização escolar para mais de 12 mil jovens eadultos.

Para isso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) montou um laboratório na sede da Secretaria, no bairro Japiim, que atende por dia até 250 pessoas em busca de concluir o Ensino Médio e Fundamental.

O espaço foi inaugurado em junho de 2010 e é equipado com 27 computadores, sendo dois terminais exclusivos para o atendimento a pessoas com necessidades especiais.

No novo sistema, a prova manuscrita foi abolida. O aluno realiza a uma avaliação eletrônica, escolhendo as opções de respostas com apenas o toque na tela. De acordo com o Analista de Tecnologia da Informação da PRODAM, líder da equipe de Educação, Daniel Tadeu Martinez, o novo sistema agiliza o exame supletivo e fornece ao candidato o resultado imediato da prova, já que a correção é realizada eletronicamente.

Antes da prova eletrônica o aluno esperava quase dois meses para receber o resultado, agora ele pode saber sobre sua aprovação ou não logo de imediato”, disse.

Daniel Tadeu explica ainda que o SEA está integrado ao Sistema de Gestão Educacional (SIGEAM), da Seduc, utilizado pela rede estadual de educação. “Os dados do Sistema Eletrônico de Avaliação são utilizados pelo SIGEAM, que gerencia o histórico dos alunos e emite os certificados, representando uma economia de tempo e custos”, afirma.

Para o ano de 2011 a Seduc prevê a inauguração de mais laboratórios,inclusive em municípios do interior do Estado. O SEA também será utilizado para gerar as provas de Exame Supletivo que são aplicadas fora da capital.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)