Malária têm redução de 30% no Amazonas

Em Destaque
Por -
0
Os casos de malária registrados no Amazonas tiveram redução de aproximadamente 30% em 2010, em comparação com o ano anterior. O último relatório emitido pelo Sistema de Informação Epidemiológica, do Ministério da Saúde, mostra, que em um ano, 29 mil pessoas deixaram de adoecer em todo o Estado. As maiores quedas ocorreram nas calhas do Rio Negro, Rio Solimões e Rio Japurá, onde a redução chegou a 83%. Em Manaus e nos municípios do entorno a redução foi de 15%.

De acordo com o Sistema, apenas 10 municípios não registraram redução de casos no último ano. Nos outros 51, houve queda, sendo a maior delas registrada em Nova Olinda do Norte (94%). As áreas com alto risco de transmissão da malária, que até 2009 alcançavam mais de 50% do Estado, caíram para apenas sete extratos, onde estão localizados nove municípios, incluindo São Gabriel da Cachoeira, Atalaia do Norte, Eirunepé, Barcelos e Tapauá. Nas demais áreas do Estado o risco de transmissão é médio e baixo, com menos de 50 casos por 1 mil habitantes.

O secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim, afirma que a diminuição dos casos de malária no Amazonas é consequência do conjunto de ações do Plano de Controle da doença, executado desde 2007 pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal e Prefeituras Municipais. Segundo ele, as metas do Plano vêm sendo alcançadas, com reduções médias de 30% ao ano. Balanço global dos últimos quatro anos aponta que a doença teve queda de 65%, a maior registrada na Amazônia Legal. Em 2007 foram notificados no Estado 202 mil casos de malária. Em 2010 foram 72,7 mil casos.

Segundo o secretário, para alcançar as metas, mais de sete mil profissionais foram capacitados e os municípios desenvolveram planos municipais que atendem às necessidades específicas de cada local. A rede de diagnóstico foi ampliada, chegando hoje a 1.023 laboratórios em todo o Estado. Os agentes comunitários de saúde também foram inseridos no controle da malária, o que permitiu maior rapidez na identificação dos casos suspeitos, nas medidas de prevenção da doença e no acesso ao tratamento. Além disso, Alecrim destaca que cerca de 350 mil casas foram borrifadas e 75 mil mosquiteiros, desenvolvidos especialmente para o combate ao mosquito vetor, foram distribuídos a comunidades do interior.

Wilson Alecrim destaca que as ações de controle continuarão a ser executadas pelas prefeituras municipais dos 62 municípios do Estado, com coordenação e monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). "Novas metas anuais estão sendo definidas e vamos dar continuidade à parceria entre as três esferas de governo, uma estratégia de sucesso", afirma. Segundo ele, o papel das secretarias municipais de saúde tem sido de fundamental importância na redução e sustentabilidades das ações de controle da malária. O secretário cita como exemplo o trabalho realizado na capital, onde vive metade da população do Estado. "A Semsa Manaus tem sido eficiente no combate à doença, com resultados positivos na área urbana e rural", avalia.

Premiado - O Plano de Controle da Malária, executado pelo Governo do Amazonas em parceria com o Governo Federal e prefeituras municipais, foi premiado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) como Campeão da Malária nas Américas 2010. O título foi concedido também a experiências bem-sucedidas desenvolvidas pela Colômbia e Suriname. De acordo com a Opas, o Plano do Amazonas, única iniciativa brasileira selecionada, foi premiado pelo esforço para a prevenção e controle integrado da malária, com o mérito de ter promovido a parceria de todos os níveis de governo e contado com o apoio de organizações não governamentais e empresas privadas.

O secretário Wilson Alecrim destaca o reconhecimento ao modelo desenvolvido no estado. "Nossa experiência passa a ser referência internacional e poderá ser compartilhada com outros países que têm, como nós, o desafio de combater esta endemia".

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)