Governador Omar Aziz recebe ministro da Saúde para discutir ações de combate à dengue

Em Destaque
Por -
0
O governador Omar Aziz recebe nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro, na sede do Governo, na Compensa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A vinda do ministro tem como objetivo a articulação de políticas integradas para a prevenção e controle da Dengue no Estado. O Amazonas é o primeiro do Norte a ser visitado por Padilha que, de acordo com o Ministério da Saúde, cumpre agenda em vários estados com a finalidade de somar esforços e consolidar o processo de mobilização da sociedade no combate à dengue.

A agenda de Padilha em Manaus tem início com uma reunião, às 9h, no auditório da sede do Governo, com a participação do governador, do prefeito Amazonino Mendes, dos secretários de Saúde do Estado, Wilson Alecrim, e do município, Francisco Deodato, e de representantes dos diversos segmentos envolvidos com o trabalho de prevenção e controle da dengue.

Fazem parte do grupo as secretarias estaduais e municipais de educação, infraestrutura, defesa civil, meio ambiente, instituições de saúde públicas e privadas, universidades, comissões de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) e da Câmara Municipal de Manaus, além dos prefeitos e secretários de saúde de 16 municípios amazonenses prioritários para o combate à doença –  Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Borba, Careiro, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.

De acordo com o governador Omar Aziz, nos últimos anos, o Amazonas vem conseguindo controlar a dengue. "A última grande epidemia foi em 2001, mas há sempre o risco. Por isso, é preciso fortalecer cada vez mais as ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue". Somente em 2010 foram investidos nas ações de controle de endemias, dentre as quais a dengue, cerca de R$ 45 milhões, sendo R$ 31 milhões provenientes do tesouro estadual e o restante do Governo Federal.

Segundo Omar Aziz, o modelo de ações integradas que o Ministério da Saúde está propondo, já vem sendo adotado no Estado desde 2007, quando foi lançada a primeira Operação Impacto de Combate à Dengue, envolvendo Governo, Prefeitura de Manaus, várias secretarias, Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, organizações privadas e a sociedade.

O Amazonas faz parte dos estados brasileiros apontados pelo Ministério da Saúde com alto risco de epidemia de dengue. Entre os motivos está a vulnerabilidade da população principalmente aos sorotipos 1 e 3, com pouca circulação no Estado, e a recente entrada do vírus tipo 4, com o qual a população ainda não tinha tido contato. "A imunidade à dengue só é adquirida após contato da pessoa com o vírus, o que leva à suscetibilidade de grande parte da população a esses três tipos", explica o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

Além disso, segundo o secretário, estão associados ao risco de epidemia a densidade populacional da capital, critérios ambientais e os índices de infestação do mosquito identificados por meio do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti). Em 2010 foram registrados no Estado 4.017 casos da doença, dos quais 1.543 em Manaus. Do total, 102 casos evoluíram para a forma grave, com quatro óbitos.

Sob a coordenação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), o Plano de Controle da Doença para 2011 já está sendo executado pelas prefeituras municipais e a meta é evitar que uma epidemia se concretize, reduzindo os fatores de risco principalmente no período das chuvas, que vai até abril. Dentre as ações implementadas, estão identificação e eliminação de criadouros do mosquito vetor, orientação sistemática à população e identificação e atuação nas áreas de maior risco de transmissão.

A atenção ao paciente é outra preocupação do Governo do Estado. A FVS mantém todo o pessoal das unidades de saúde treinados para identificar sintomas graves, como febre hemorrágica. Também foram contratados agentes de Endemias e agentes de Saúde, para trabalhar a prevenção no interior.


Campanha Uma campanha de esclarecimento sobre a doença, com medidas de prevenção está sendo lançada nesta semana pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus. Além da capital, o Governo estadual irá veicular mensagens publicitárias em rádio, TV, folhetos e cartazes, nos 61 municípios do interior, com reforço nos 16 municípios prioritários.

Programação –  Ainda nesta quinta-feira, o governador Omar Aziz e o ministro cumprem uma programação de visitas a unidades de saúde da capital. Às 14h, vão ao Hospital Santa Julia, às 15h, ao SPA Danilo Corrêa, na Cidade Nova, zona Norte, e às 16h à Unidade Básica de Saúde José Avelino Pereira, no João Paulo, zona Leste. A agenda encerra com a participação de Padilha em um evento na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), às 18h.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)