FAPEAM já tem nova diretora-presidenta

Em Destaque
Por -
0
O governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou nesta terça-feira (25/01) durante uma reunião com o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, na sede do governo, o nome da Doutora e Professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)  e atual diretora técnico-científica da FAPEAM, Maria Olívia de Albuquerque Simão, como a nova diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).


O cargo vinha sendo ocupado pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, que acredita que a escolha do governador não poderia ter sido melhor, em função de ser uma pessoa que, pelo conhecimento que tem dos mecanismos e do funcionamento da Fundação e do sistema estadual e nacional de Ciência e Tecnologia, não permitirá que haja nenhuma descontinuidade nas ações da FAPEAM.

"Eu tenho absoluta convicção de que a professora Olívia fará um excelente trabalho à frente da Fundação. A FAPEAM cresceu muito em poucos anos. De repente, a gente se vê com uma série de frentes de trabalho, fazendo um esforço para dar conta disso. Com o compromisso do  governador, nós devemos continuar investindo pesadamente na formação de recursos humanos na inovação tecnológica, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), nas articulações possíveis para alavancar a C&T no Estado", disse Sena.

Olívia Simão informou que, a partir de hoje (25/01) data de início da nomeação, vai assumir a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas com a intenção de dar  continuidade ao processo de consolidação da FAP do Amazonas.

"Não temos que fazer nenhuma mudança drástica. Como fazemos parte da equipe desde o começo e conhecemos muito bem o quão é importante manter essa proposta de Ciência e Tecnologia, o trabalho deve ter seguimento a médio e longo prazo, mantendo a política do governo para o setor e, é claro, inovando naquelas áreas que forem demandadas", destacou Simão.

Novos caminhos

Segundo a nova diretora-presidenta da FAPEAM, há um direcionamento para que se invista bastante na nova vertente da inovação, a fim de aumentar a aproximação da pesquisa com as empresas e o setor produtivo, principalmente em setores voltados para a realidade amazônica e para os produtos amazônicos. Ela destacou, também,  a necessidade de manutenção dos investimentos e programas para a  formação de recursos humanos, o que já vem sendo feito desde 2003, com a formação de iniciação científica até o doutorado.

"Esta política de investimentos deve ser mantida, pois sem cérebros bem formados e sem recursos nós não conseguiremos transformação nenhuma em Ciência e Tecnologia. A visita do Ministro de C&T, Aloizio Mercadante, aponta para uma visão bastante positiva, principalmente ao sentimento que ele traz em relação à Amazônia e às perspectivas do desenvolvimento científico na região", destacou.

Em visita a Manaus desde segunda-feira (24/01) Aloizio Mercadante tem reafirmado a política de consolidação do sistema de Ciência e Tecnologia no estado do Amazonas, vendo de perto as ações da FAPEAM e do Governo do Estado, a partir de financiamentos efetivos que vêm sendo feitos em diversas áreas.

"O ministro foi muito positivo em colocar que as fundações de amparo à pesquisa são muito importantes nesse processo. E nós, aqui na FAPEAM, acreditamos em um cenário muito bom, que podemos crescer junto à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e junto ao próprio Governo do Estado, que enxerga as áreas de C&T como estratégicas para a região", finalizou Olívia Simão.

Quem é Maria Olívia de Albuquerque Simão?

Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009), Mestre em Entomologia pelo INPA (1994) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (1990).

Atualmente é professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM e Diretora da Divisão de Formação e Educação Ambiental do Centro de Ciências do Ambiente CCA/UFAM e atuava como diretora técnico-científica da FAPEAM na gestão de Odenildo Sena, já tendo ocupado também o cargo de Secretária Executiva Adjunta de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT). Atua na Graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Ciências Biológicas para os cursos de Biologia e Ciências Naturais e como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade PGCASA da UFAM.

Tem experiência na área de Educação Ambiental, Conservação e Gestão de Recursos Naturais na Amazônia, com ênfase na pesca, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: manejo da pesca artesanal de grandes bagres, territorialidade da pesca artesanal, educação para cidadania e educação ambiental.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)