CODAJÁS: TRABALHO INFANTIL (atualizado)


Chama à atenção a quantidade de menores trabalhando no porto da cidade de Codajás. Crianças que ficam expostas a todo o tipo de violência, todos os dias da semana. De domingo a domingo elas estão lá, no flutuante, com bandejas de salgados e doces para faturar algum tostão para ajudar na renda familiar.

Eu mesmo, presenciei uma delas ser agredida, quando alguém mais afoito, jogou uma fruta verde em direção a um dos menores atingindo em cheio. O menor chorou, segurando a bandeja que representava a luta diária em busca de uma renda para mitigar a necessidade. O choro contido do menino que insistia em enxugar as lágrimas.

Vi esta cena na quinta-feira à tarde, e ao passar por lá novamente no domingo à bordo da Lancha Pérola, o menino estava lá firme e forte, vendendo os salgadinhos. A grande questão em torno deste assunto é a exposição do menor a todo tipo de violência. Um pouco acima, em um pequeno prédio, homens comercializavam droga livremente à luz do dia.

Os menores que estão neste tipo de ambiente correm grande perigo. A realidade de Codajás não é diferente da realidade de milhares de municípios que não acompanham as crianças que são envolvidas neste tipo de situação. Apesar do programa federal de erradicação do trabalho infantil e da verba que o governo federal repassa aos municípios para executarem políticas públicas neste sentido, os governos municipais continuam fazer vistas grossas a este grave problema social.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato