BNDES vai liberar 6 milhões ao projeto executivo da Arena da Amazônia

Até o próximo dia 31, o Governo do Estado será beneficiado com o repasse no valor de R$ 6 milhões proveniente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), referente à primeira parcela destinada à elaboração projeto executivo da obra da Arena da Amazônia. A confirmação é do coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango.



O repasse da verba é o resultado de uma reunião entre o coordenador da UGP-Copa e representantes do BNDES, que aconteceu durante esta semana, na sede do órgão nacional, no Rio de Janeiro. “Esta primeira parte do recurso é de suma importância porque vai permitir as definições das obras do projeto executivo que tem o prazo para ser apresentado até o final do mês de março”, enfatiza.



Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), o projeto executivo da Arena da Amazônia que sediará os jogos da Copa de 2014 deverá ser entregue até o dia 30 de março pelo Governo do Estado. Com todas as exigências cumpridas no projeto, o BNDES repassa o montante no valor de R$ 389 milhões aos cofres públicos do Estado para dar continuidade às demais obras para acolher o maior evento esportivo do Mundo.



Uma das preocupações do Governador Omar Aziz, segundo Biango, é o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo Comitê da Federação Internacional de Futebol (FIFA). “O governador não quer correr riscos de não atender as exigências dentro do tempo disponibilizado pela FIFA, por isso, esta recomendação é um cuidado de todos”, acrescenta.



Além da obra na Arena da Amazônia, o Amazonas irá receber outras benfeitorias na capital e no interior do Estado. Na opinião do coordenador, a Arena é a principal delas, uma vez que, vai gerar mais visibilidade ao Estado podendo sediar eventos esportivos de grande porte, como a Copa das Confederações em junho de 2013. Outras ações também serão implantadas no Amazonas, como o monotrilho, que vai permitir mais mobilidade urbana, a reforma do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.



“A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam), o AmazonasTur e a Secretaria Estadual do Trabalho (Setrab) estão engajados na qualificação da mão de obra que será útil no decorrer da Copa”, disse o coordenador, enfatizando os cursos de línguas e de profissionalização oferecidos, gratuitamente, pelas secretarias e órgãos estatais.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato