Ano letivo para 530 mil estudantes da rede estadual inicia na próxima quinta-feira

Em Destaque
Por -
0


Na próxima quinta-feira (3) terá início nos 62 municípios do Amazonas o ano letivo da rede pública estadual de educação. Na data, as 544 escolas vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) retomarão suas atividades educacionais, abrindo suas portas para a comunidade escolar, que hoje é formada por 530 mil estudantes e conta com 27 mil professores, além de 10 mil servidores nas áreas administrativas e técnicas.

Pelo cronograma do Governo do Estado, as aulas iniciam nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro e estendem-se até o dia 16 de dezembro, somando 200 dias letivos conforme resolução do Conselho Estadual de Educação do Amazonas.

No dia 3 de fevereiro, às 9h, o Governador Omar Aziz abrirá oficialmente as atividades escolares no Amazonas, inaugurando o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti 'Áurea Pinheiro Braga'.

Instalado na avenida Brasil, ao lado da sede do Governo do Estado, no bairro da Compensa, o novo Ceti foi construído em uma área física de 10 mil metros quadrados e terá capacidade para atender a 962 estudantes, oferecendo a modalidade de tempo integral no nível de ensino médio.

O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Timóteo Amorim, informou que o Ceti 'Áurea Pinheiro Braga' é o sexto Centro de Educação de Tempo Integral inaugurado pelo Governo do Estado em menos de dois anos e inicia o ciclo de novas inaugurações escolares do Governo Omar Aziz.  "Adotando a ampliação da rede de escolas de Tempo Integral como política pública para a área de Educação Básica, o Governo do Estado pretende inaugurar 36 novos Cetis nos próximos três anos", apontou Gedeão Amorim.

O Secretário da Seduc acrescentou que com os novos Cetis e as escolas de Tempo Integral adaptadas para este atendimento, até o ano de 2012 a Seduc pretende disponibilizar à população da capital e do interior aproximadamente 50 escolas com esta característica de ensino. "É uma meta audaciosa e que marcará o processo educacional de nossa região, visto que em 2002 tínhamos apenas duas escolas de tempo integral servindo nossa população", apontou o Secretário Gedeão Amorim.


Investimento de R$ 14 milhões em reformas escolares

Entre dezembro de 2010 e janeiro deste ano, período de intervalo no calendário letivo, o Governo do Estado, por meio da Seduc, investiu aproximadamente R$ 14 milhões na reforma e recuperação de unidades educacionais na capital e no interior do Amazonas. O amplo pacote de obras contemplou 500 escolas da rede pública estadual.

De acordo com o Secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, a ação procurou atender a mais de 90% das 544 escolas da Seduc. "Foram realizados pequenos reparos, mas que têm muito a contribuir com a qualidade de ensino. Iniciamos o ano, e o novo Governo, destinando 14 milhões de reais para a recuperação e reforma de um grande número de escolas que devem estar prontas para receber a comunidade escolar já no início do ano letivo de 2011, em fevereiro", apontou.

Conforme o Secretário, os trabalhos já iniciaram e contemplam escolas localizadas em todas as regiões do Amazonas e, na capital, em todas as zonas da cidade. "Após estudos técnicos concluídos pelo nosso Departamento de Engenharia, serão recuperadas as redes hidráulicas e elétricas das escolas e investiremos também na pintura interna e externa das Unidades", explicou Gedeão.

O Secretário ressaltou que hoje, a rede pública estadual de Educação é formada por 544 escolas e que o pacote de obras deste início de ano abrange toda a rede. "As escolas que não forem contempladas são justamente aquelas que foram inauguradas ou recuperadas recentemente e que, por isso, não há necessidade de intervenções em sua infra-estrutura", explicou.


*Seduc em números:
Estudantes
530 mil
Escolas
544
Professores
27 mil
Servidores
10 mil
Salas de aulas
7.412
Bibliotecas
502
Laboratórios de Informática
463
Laboratórios de Ciências e Matemática
186
Quadras Poliesportivas
333
Escolas de Tempo Integral
22
*Gerência de Estatística da Secretaria Estadual de Educação

Fotos: Eduardo Cavalcante

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)