Adriano Jorge cria grupo de apoio a portadores de doença rara

Em Destaque
Por -
0
            A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) oficializou a criação da Associação dos Pacientes Portadores de Mucopolissacaridoses (MPS) da Amazônia. Implantado por meio de parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação Paulista de Mucopolissacaridose (AMPS-SP), o grupo de apoio visa oferecer serviços de orientação e suporte necessários aos familiares, amigos e profissionais envolvidos no atendimento dos pacientes de todo o Estado.

O Amazonas é o 13º estado brasileiro a criar uma associação de apoio específico aos diagnosticados com MPS. O Estado concentra o maior número de portadores da Região Norte, totalizando 12 casos. O grupo dará suporte às famílias por conta do número mínimo de casos registrados. A associação será fundamental para que todos unam esforços no combate à doença.

Presente à ocasião, a presidente da AMPS-SP, Regina Próspero, destacou que os pacientes locais poderão ter o mesmo tipo de benefícios que foram conquistados pela instituição paulista nos últimos anos. "Trazemos nossa experiência para que os amazonenses possam desenvolver um trabalho social que possibilite a troca de experiências, a maior divulgação e a promoção de mais estudos científicos quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença".
           
Tratamento Pioneiro
            
De acordo com o endocrinologista da FHAJ, José Maria Cabral, das 12 pessoas diagnosticadas com MPS que o Amazonas apresenta, atualmente, nove têm acompanhamento na FHAJ, sendo o restante em instituições particulares. "A FHAJ é referência na rede pública de saúde por disponibilizar o tratamento pioneiro da enfermidade, por meio do tratamento de reposição enzimática", salientou Cabral.

O endocrinologista explica que a MPS é uma doença genética rara e sem cura. É considerada grave porque consiste na diminuição das atividades de enzimas que atuam nas células do corpo humano. "Para combater essa falha do organismo os portadores precisam fazer, periodicamente, a reposição dessas substâncias no intuito de melhorarem sua qualidade de vida e retardar a evolução da patologia", completou.

A FHAJ conta com um núcleo de atendimento ambulatorial exclusivo aos pacientes portadores da MPS, além de uma equipe multiprofissional constituída de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e técnicos de enfermagem. "A MPS requer os cuidados de uma equipe multidisciplinar para assegurar que os pacientes tenham um acompanhamento adequado às necessidades que a doença impõe", afirmou Cabral.

"Considero que o Amazonas é privilegiado por possuir excelentes profissionais e infraestrutura hospitalar. Pude perceber que, aqui, que os pacientes têm as mesmas condições que oferecemos na região Sul", avaliou a presidente da AMPS-SP, ao conhecer a infraestrutura oferecida pela unidade para o tratamento específico da patologia.

A doença

A MPS é uma doença metabólica hereditária, o que significa que a pessoa nasce com falta ou diminuição de algumas substâncias encontradas no organismo, as enzimas que digerem os glicosaminoglicanos (GAG). Os sintomas variam de acordo com a idade do paciente, com o tipo de MPS – seis, no total – e com a gravidade da doença de cada portador.

Entre os principais sintomas, estão macrocefalia (crânio maior que o normal), hidrocefalia, deficiência mental, alterações da face, aumento do tamanho da língua (macroglossia), dificuldades visual e auditiva, má-formação dos dentes e atraso no crescimento (baixa estatura e baixo peso).
O diagnóstico da MPS é feito, normalmente, por um geneticista, após o encaminhamento por outro médico. Para confirmar a existência da patologia no paciente, é realizado um exame de sangue para identificar a falta ou diminuição das enzimas.
--
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas






Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)