Prêmio Nobel da Paz não vai alterar políticas da China em relação aos direitos humanos e à comunidade internacional

Em Destaque
Por -
0


A decisão co Comitê Norueguês de conceder o Prêmio Nobel da Paz ao dissidente chinês preso Liu Xiaobo não deve afetar a maneira como a China lida com os direitos humanos nem a sua relação com a comunidade internacional. “A pressão gerada pela premiação é retórica e simbólica, não vai provocar nenhuma mudança concreta na China”, disse ao site de VEJA o professor de Relações Internacionais da PUC, Henrique Altemani de Oliveira.

O coordenador do Grupo de Estudos Ásia Pacífico da PUC acredita que a China não tem interesse em se indispor com o ocidente. Por isso, as retaliações não devem passar de declarações contra o Prêmio e a convocação do embaixador norueguês em Pequim. “A China não quer problemas no campo econômico, no qual está em ascensão, nem no campo político”, diz.

Para ele, o governo tem consciência de que a sua posição em relação aos direitos humanos provoca fortes reações na comunidade internacional. Por isso, vai preferir encerrar o assunto em breve. “Toda vez que alguém recebe o Dalai Lama, a China protesta. O país marca sua posição, de acordo com a regras diplomáticas, mas depois coloca um ponto final”, afirma.

Direitos humanos - A China já viveu uma situação semelhante em 1989, quando o líder espiritual e político do Tibete recebeu o Nobel da Paz, mas nem por isso alterou sua postura no que se refere aos direitos humanos. O Tibete, localizado na região central da Ásia, é controlado pelo governo chinês, apesar dos protestos pela independência.

O mesmo aconteceu com Aung San Suu Kyi, a líder oposicionista do regime também autoritário de Mianmar, que foi laureada em 1991, mas está em prisão domiciliar desde 2003. “Estes países têm uma visão de direitos humanos que é diferenciada da perspectiva ocidental. E o governo chinês deixa claro que não vai mudar a sua”, conclui Altemani.

FONTE: VEJA ON LINE


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)