OS VOTOS DE DILMA EM COARI: ACIMA DA MÉDIA DO ESTADO


Dilma Rousseff (PT) obteve 85,66% dos votos dos coarienses, percentual que traduzido em números significa 24.685 votos. Já José Serra (PSDB)obteve 14,34 dos votos dos coarienses, ou seja, a quantidade de 3.359 votos em Coari. Dos 41.930 eleitores cadastrados na Zona Eleitoral do Município, somente 24.685 tiveram os votos válidos, 586 pessoas anularam os seus votos e 283 pessoas votaram em branco.

O que chamou a atenção foi o número de eleitores que deixaram de votar. A abstenção muito maior do que a do primeiro turno resultou em um índice de 39.06% de pessoas que não compareceram para votar, ou seja, 16.376 eleitores que não votaram para presidente neste segundo turno. O motivo para esta grande abstenção é sem dúvida a falta de transporte para os eleitores se deslocarem das distantes comunidades rurais para votarem. Ainda que seja proibido por lei, quando há votação local, os candidatos que transportam os eleitores contribuem para o aumento do índice de votantes.

A votação em Coari foi extremamente tranqüila. Não foram formadas filas nas seções eleitorais e a escolha de apenas 1 dos dois candidatos por meio eletrônico foi muito rápido. A média da votação dos coarienses foi superior que a média do Estado do Amazonas. Em Coari a média foi de 85,66% já no Estado do Amazonas a média geral foi de 80,57%. Essa votação de Dilma em Coari não foi resultado de mobilização política e sim do voto consciente, após os eleitores analisarem as propostas dos candidatos através dos meios de comunicação em massa.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Daniel Maciel onde está os representantes do ministério público que não reage perante esses descasos do prefeito com o funcionalismo público com 3 meses de salários atrasados fora o décimo terceiro de 2009 e 2010, que nem se falam. O povo de coari pede socorro ao governador Omar, a presidente Dilma que olhe por coari.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato