Governador reúne com ministro e anuncia Plano Emergencial para por fim a apagões

Em Destaque
Por -
0

Em reunião com o governador Omar Aziz, no início da tarde desta quarta-feira, na sede do Governo, na Compensa, o ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, garantiu solução imediata para os apagões na cidade. No encontro, do qual também participaram o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, o diretor presidente da Amazonas Energia, Pedro Hosken, e a deputada federal Vanessa Grazziottin (PCdoB), foi anunciado um plano emergencial que consiste na troca num prazo máximo de 20 dias, a iniciar nesta quarta-feira, de 425 transformadores de energia, principalmente nas zonas Norte e Leste de Manaus.

Segundo o governador, Manaus não tem problema com a geração de energia, mas com o sistema de distribuição, provocado pela sobrecarga dos atuais transformadores que não possuem capacidade para suportar crescimento da demanda, como o que ocorre no verão. “Com o aumento do consumo na cidade, houve sobrecarga e os transformadores não suportaram. Esperamos nos próximos 20 dias solucionar o problema dos apagões”, disse o governador, ao ressaltar que hoje a capacidade de geração da capital é de 1.500 KWA para um consumo médio de 1.160 KWA.

Zimmermann veio à Manaus por determinação do presidente Lula, após receber na última segunda-feira, no Palácio do Planalto, o governador Omar Aziz e os senadores eleitos Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin. A solução imediata dos constantes apagões ocorridos em Manaus nos últimos dias e o compromisso do presidente em garantir soluções definitivas, como a entrada do Estado no Sistema Nacional de Energia Elétrica estão entre as condições impostas para o apoio do governador à candidatura de Dilma Roussef à presidência, no segundo turno das eleições.

O Ministro afirmou que Lula ficou irritado em saber por meio de Omar sobre os apagões em Manaus, uma vez que a falha na rede de distribuição já era considerada por ele um caso solucionado, por isso determinou que viesse para Manaus com todo o ministério para resolver o problema. Segundo Zimmermann, somente este ano foram liberados mais de R$ 900 milhões para a Amazonas Energia, incluindo recurso para a compra dos novos transformadores e para o ano que vem o investimento gira em torno desse mesmo valor.
“São transformadores mais potentes com capacidade para atender a uma carga maior, dos quais 220 estão no almoxarifado da Amazonas Energia e os outros já foram comprados e estão a caminho”. O ministro encarregou o presidente da Eletrobrás de acompanhar o processo de troca dos transformadores até que toda a rede de distribuição seja recuperada. “Ele está de mudança para Manaus”, disse.

Sobre a integração do Sistema Energético da Região Norte com o Restante do Brasil, a partir do linhão de Tucuruí, o ministro admitiu que, por conta das questões ambientais, haverá atraso de um ano. O plano consiste na instalação de um circuito duplo de 500 KWA, vindo de Tucuruí, no Pará, interligando Macapá e Manaus. “Foi feito leilão em 2008 com previsão para entrar em operação no final de 2011, mas a linha passará a operar em 2012. No futuro será Manaus com Boa Vista, a ultima capital a ser interligada”, detalhou o ministro.

Num outro cenário, está prevista a interligação de Manaus com as usinas do Madeira. Outra alternativa energética do Estado, o Gasoduto, tem previsão para começar a operar a partir de outubro. De acordo com o ministro, no próximo dia 15, as primeiras usinas térmicas começam a funcionar com gás ao invés de óleo diesel.

Padrão chinês – Segundo Márcio Zimmermann, os investimentos se fazem necessários devido Manaus ser a capital que mais cresce no Brasil. O Consumo de energia na cidade aumentou 14% de janeiro a setembro de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a média brasileira é de 8,%. O Consumo médio de energia do Amazonas é quase igual ao do Paraguai. Um comportamento que o ministro classificou como padrão chinês de crescimento. “Sinal de que a cidade está crescendo, que está se instalando cada vez mais indústria, e, portanto, aumentando o consumo de energia”.

Interior – Durante a coletiva à imprensa, o governador Omar Aziz garantiu que a situação de Iranduba, que ficou sem luz por conta do rompimento de um cabo subaquático, foi minimizada com a instalação de geradores de energia com capacidade para 19 megawats. Ele disse que Itacoatiara também está tendo sua capacidade aumentada e que o projeto Luz para Todos está sendo ampliado para chegar a todas as comunidades. “O Luz para Todos chegou nas comunidades onde antigamente não tinha energia graças a parceria do Governo do Estado com o Governo Federal. Nós vamos continuar trabalhando onde pudermos ajudar. Eu já me coloquei à disposição e o Governo Lula tem todo o interesse de resolver o problema da energia em Manaus e no interior”, disse Omar.

O ministro reforçou ressaltando que o Congresso aprovou a Lei 12.111, que criou novas condições para que os estados que trabalham com sistema isolado de energia pudessem ter a cobertura necessárias, em especial nas regiões com dificuldade de acesso, como o interior do Amazonas. Ele disse que a Amazonas energia está realizando em comunidades pequenas a implantação de redes de energia solar ou térmica complementada à solar. “No Amazonas são previstas 16 mil ligações com esse sistema. Há ainda um plano em andamento, desde 2008, para a troca e modernização dos geradores no interior, uma determinação do presidente Lula para equacionar o problema das regiões que dependem de sistema isolado”, disse Zimmermann.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)