Deslocamento de solo na Ponta das Lajes atinge nova tomada de água do Proama


A obra da estação de captação do Programa Águas para Manaus (Proama), do Governo do Estado, foi paralisada por conta do deslocamento do solo, na área onde está localizada, à margem do Rio Negro, na Ponta das Lajes, zona Leste. Com a movimentação, o terreno apresenta rachaduras e afundou ao longo da praia, comprometendo dois pilares de sustentação da nova tomada de água.

O evento aconteceu domingo, 17, coincidentemente no mesmo dia do deslizamento no Porto Chibatão, distante cerca de 2 quilômetros da obra, e, segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), ainda não há elementos conclusivos para confirmar a relação entre os dois episódios. O local foi interditado e o consórcio responsável pela obra contratou dois geotécnicos para avaliar as causas do evento e os danos à nova tomada de água.

"No momento, a obra está interditada e estão sendo feitos estudos geotécnicos na área para saber as causas do incidente. Concluída esta fase, o estudo será analisado pelo escritório responsável pelo projeto da nova estação de captação que vai avaliar os danos e definir os procedimentos a serem tomados para a recuperação do terreno e os reparos necessários à obra", destacou o engenheiro Sidney Monteiro, coordenador executivo do Proama.

Segundo ele, o incidente vai atrasar, em pelo menos dois meses, o prazo de entrega da obra e a inauguração do novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água, criado pelo Governo do Estado para resolver definitivamente a falta de água em Manaus. A obra, construída em parceria com o Governo Federal, terá capacidade para produzir 210 mil litros de água por dia, quase a metade do que é produzido pela Águas do Amazonas, na estação da Ponta do Ismael, na Compensa, e vai abastecer, inicialmente 18 bairros das zonas Leste e Norte de Manaus, beneficiando uma população de 500 mil pessoas.

O novo sistema, no qual estão sendo investidos cerca de R$ 250 milhões iniciou em março de 2009 e já havia sofrido alteração no cronograma por conta de um outro acidente registrada no dia 26 de abril deste ano, quando uma balsa chocou-se contra pilares da ponte de acesso às bombas de recalque, obrigando a construtora a fazer um reforço na estrutura. "Os reparos já estavam sendo finalizados e íamos começar a energizar a ponte para ligarmos as bombas, o que deveria acontecer agora em novembro, mas com o novo incidente, tivemos que paralisar tudo até que se conclua que novas medidas serão tomadas".

Segundo Sidney, a obra física da nova tomada de água estava praticamente concluída. A Seinf havia anunciado para novembro os primeiros testes das bombas na estação de captação que levariam a água bruta até a estação de tratamento. A próxima fase seria os testes na estação de tratamento, onde seria verificado o nível de pureza da água, para então dar início à distribuição, o que estava previsto para acontecer em dezembro.

*Bairros Beneficiados *– Na primeira fase, os bairros beneficiados com o Proama serão Jorge Teixeira, João Paulo II, Brasileirinho, Santa Inês, Tancredo Neves, Nova Floresta, Gilberto Mestrinho, Grande Vitória, São José, Zumbi dos Palmares, Armando Mendes, Cidade de Deus, Braga Mendes, Mutirão, Águas Claras, Valparaíso, Fazendinha e Aliança com Deus. Uma das vantagens da nova tomada de água é que a estrutura foi projetada para permitir que no futuro a capacidade de captação e tratamento de água seja dobrada.
Fotos: AMARELO DE ÓBIDOS / AGECOM

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato