CDH_Jovem Cidadão realiza Mostra de Cinema com 400 jovens

eriano Nunes
  Avenida 7 de abril, nº 12, Alvorada II.
Horário: 18h

 

Cerca de 400 alunos que integram o programa Jovem Cidadão, do Governo do Amazonas, participarão da Mostra de Cinema do programa, que será realizada nesta sexta-feira (22), às 18h, no Núcleo Jovem Cidadão Senador Manoel Severiano Nunes, localizado na Av. 7 de abril, nº 12, Alvorada II. A Mostra reunirá 33 filmes de temática livre, com duração de um a dez minutos. A premiação com troféus será realizada nas categorias: "Escola no Cinema Jovem Cidadão" (para os alunos do Núcleo) e "Escola no Cinema Convidado" (para os alunos de escolas convidadas).

Sob a coordenação do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), o Jovem Cidadão, implantado em novembro de 2007, garante ação integral nas escolas estaduais por meio de atividades esportivas, culturais, profissionalizantes e de lazer, realizadas no contra-turno escolar. Atualmente, 120 mil jovens, na faixa etária de 12 a 20 anos, integram o projeto em 214 escolas estaduais da capital e dos municípios de Manacapuru, Maués, Parintins, Tefé, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Itacoatiara e Tabatinga.


O coordenador do curso de cinema do Jovem Cidadão e produtor, Thiago Moraes, destaca que a Mostra de Cinema surgiu da necessidade dos alunos em exibir seus trabalhos audiovisuais, frutos dos exercícios em sala de aula.


"A mostra é importante para que os nossos alunos se aperfeiçoem e desenvolvam senso-crítico. Durante a mostra eles comparam seus trabalhos com o dos outros colegas, e essa troca é importante para o amadurecimento profissional deles", destaca Thiago Moraes. E acrescenta que a Mostra de Cinema também é o reconhecimento do trabalho e do esforço dos jovens.


Mobilização e competição


Thiago Moraes explica que as aulas teóricas do programa iniciaram em março e tiveram duração de dois meses. Durante o período, os alunos aprenderam técnicas de roteirização, produção, filmagem, edição de imagens e interpretação de atores para curta metragem. Após esse período os alunos iniciam a produção de seus filmes.


De acordo com o coordenador do curso de cinema, os alunos se mobilizaram de forma tão organizada que cada grupo passou a entregar cerca de um filme por semana. A mobilização motivou o coordenador a organizar a Mostra de Cinema, que em 2009, teve sua primeira edição em caráter competitivo, na Escola Estadual Professor Ruy Alencar.


Neste ano a mostra inscreveu 53 filmes, realizados por 900 alunos do programa. A curadoria da mostra com representantes do CDH, e das Secretarias Estaduais Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC) e de Cultura (SEC), selecionaram 33 filmes de 400 alunos, os quais concorrem durante a mostra.


Somente os alunos do Núcleo Jovem Cidadão Manoel Severiano Nunes, tiveram 11 filmes selecionados. Os outros 22 filmes são de alunos que integram o Jovem Cidadão em outras 20 escolas estaduais.
 
Serviço
Mostra de Cinema Jovem Cidadão
Local: Núcleo Projeto Jovem Cidadão
  Escola Estadual Senador Manoel Sev




--
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372
http://www.amazonas.am.gov.br/
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato