Amazonas está entre finalistas do prêmio de redução da malária da OPAS

Prêmio 2010 - "Campeones contra el Paludismo em las Américas", prêmio concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde a programas que se destacaram no combate à malária em diversos países das Américas. O Amazonas foi o único Estado escolhido para representar as experiências do Brasil e está concorrendo com Suriname e Colômbia.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas é uma das finalistas do

Entre 2007 e 2009, o Governo do Amazonas conseguiu reduzir pela metade o índice de malária, saindo do topo do ranking dos estados brasileiros mais endêmicos. Enquanto em 2007 foram registrados 203.060 casos, em 2009, caiu para 100.596, redução de 49,5%.
O resultado do prêmio será divulgado em cerimônia a ser realizada no próximo dia 04 de novembro na sede da Organização Pan-Americana de Saúde em Washington, Estados Unidos. O Coordenador do Programa de Controle da Malária no Estado do Amazonas e autor do trabalho, Romeo Rodrigues Fialho, representará a instituição.
"Para o Amazonas, representar o país em uma final de um prêmio tão importante como esse é o reconhecimento de todos os esforços desempenhados pelo Governo do Estado para o combate à malária no Amazonas", diz o Bernardino Albuquerque, Diretor Presidente da FVS.
Plano de Controle da Malária
Em 2007, o Estado do Amazonas era responsável por mais de 51% das notificações de casos de malária no Brasil. Diante da gravidade do problema, o Governo do Estado, por intermédio da FVS, elaborou e implantou o Plano Plurianual de Controle da Malária do Amazonas – PPACM - 2007/2010. O PPACM visa não somente à redução de casos de malária, mas também o redirecionamento da política de prevenção e controla da doença, abordando de forma integral as ações que influem em sua transmissão.
O Plano em execução tem previsão para ser finalizado em dezembro de 2010 e estabeleceu metas, além do desenvolvimento e implantação de ações sustentáveis de controle da malária coerente com o perfil de risco das áreas com altos índices de malária e com a política de desenvolvimento do Governo do Estado, permitindo sustentabilidade dos resultados obtidos.

O PPACM abrange todos os 62 municípios do Estado Amazonas, porém tomou-se como linha de base a situação epidemiológica da malária no ano de 2006, sendo assim priorizados 41 municípios que correspondiam a 94,57 % dos casos notificados em 2006. Diversas ações para o controle da malária foram realizadas, desde o início do Plano em todos os 62 municípios do Amazonas. "Foram distribuídos mais de 88 mil mosquiteiros de cama de solteiro, casal e de rede, feitos especialmente sob encomenda para atender as necessidades da realidade do nosso Estado", diz Bernardino Albuquerque, diretor presidente da FVS. A expansão da rede de diagnóstico foi outra estratégia adotada que contribuiu para a redução do número de casos de malária.

Em 2007, o Estado contava com 812 unidades de diagnóstico, com a expansão aumentou para 1.073. Isto significa um aumento percentual de 32% de ampliação da rede em 2010 em relação ao início do Plano. "A ampliação da rede de diagnóstico é importante porque quanto mais rápido diagnosticarmos a doença, mais rápido o paciente recebe o tratamento, fica curado de diminui o ciclo de transmissão da doença", destaca o diretor presidente da FVS.

Ainda como importante estratégia, a integração das ações de controle de malária na atenção básica vem contribuindo para a reorganização local dos serviços, o que permite a participação do agente comunitário de saúde no controle e diagnóstico da doença, que antes era realizada somente por agentes de endemias.
Com o PPACM, passou a ser disponibilizado, além da assessoria técnica especializada, a alimentação e combustível e transporte necessários para o deslocamento das equipes ao interior dos municípios, a manutenção e recuperação de parte dos equipamentos e transporte (carros, barcos e motos), insumos de laboratórios, impressos para educação em saúde, recursos para capacitação de pessoal e motores de popa, que paralelamente ao apoio do Governo Federal e Municipal vem permitindo nestes últimos quatro anos a intensificação das ações de controle da malária no Estado. Só em 2008, foram investidos mais de R$ 20 milhões para o controle da malária no Estado, e em 2009, quase R$ 28 milhões foram investidos.

Resultados

Em 2007, o Amazonas registrou 203.060 casos de malária e em 2009, foram notificados 100.596 casos da doença, o que mostra uma redução de 102.464 casos em relação ao início do PPACM em julho de 2007. Em 2009, o Amazonas alcançou 26% de redução da transmissão da malária, quando comparado a 2008, sendo o estado com a maior redução na Amazônia Legal. Contribuído ainda com significativos 30% da malária do país, o Estado do Amazonas, deixou de ser o Estado que mais contribui com casos da doença, já que o Estado do Pará contribui com 33% da malária notificada no Brasil.

Avaliando os resultados alcançados no controle da malária nos municípios, constata-se que 46 Municípios reduziram o número de casos em 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Desses municípios, 24 atingiram ou superaram a meta de 40% de redução preconizada no PPACM 2007-2010. "O PPACM 2007-2010 foi o início e a comprovação de que é possível controlar e até eliminar a malária no Amazonas, desde que haja motivação política para tal, a indicação à este prêmio é uma confirmação de que estamos trilhando o caminho correto, possibilitando sustentabilidade ao controle da doença no Estado", destaca Bernardino.



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato