Acordo cria laboratório de pesquisa em estomaterapia na UEA‏

Em Destaque
Por -
0
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinou, na manhã de hoje (06), um acordo de cooperação com a empresa 3M do Brasil para a implantação do primeiro laboratório de pesquisa em estomaterapia do Brasil.

A UEA e a 3M do Brasil celebraram o acordo de cooperação e contrato de custeio no valor de R$ 440 mil para a implantação do laboratório. O objetivo do laboratório de pesquisa em estomaterapia é ser referência no ensino e pesquisa.

Além disso, segundo a coordenadora do projeto, professora Eliana Gomes, até julho de 2011 a UEA deverá implantar o ambulatório para atendimento aos portadores de estomia. “Com o laboratório vamos expandir as pesquisas dentro do conhecimento científico. Nossa intenção é implantar ambulatórios em Manaus e nos municípios do interior”, afirmou a professora.

De acordo com a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa 3M do Brasil, Ana Cláudia Barboza, o laboratório de pesquisa em estomaterapia vai ajudar a empresa a desenvolver produtos específicos para as regiões de clima quente e úmido, como o Amazonas. “A empresa atua com curativos avançados e produtos para estomaterapia e cuidados com a pele, além de eletrodos de monitoração cardíaca, resinas de material odontológico, produtos para ortodontia e para o controle microbiológico. Esses produtos apresentam uma variação de acordo com cada região, têm uma reação no organismo dependendo do clima frio ou quente. O laboratório também vai servir para desenvolver o produto e mostrar como vai funcionar no ambiente”, afirmou a gerente.

A estomaterapia é uma especialidade da área de Enfermagem voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas ou crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências urinária e anal. A estomia é uma intervenção cirúrgica que cruma um estoma – uma espécie de boca ou buraco na parede abdominal para expelir fezes e urina. O estoma não pode ser controlado voluntariamente. Daí, surge a necessidade de usar bolsas coletas, cuja distribuição, na rede pública e privada, ainda é deficiente.

Por isso mesmo, a implantação do laboratório de pesquisa é um grande avanço tanto para a sociedade amazonense, quanto para a própria UEA, que já mantém um curso de pós-graduação na área para formar profissionais. Só este ano serão 17 profissionais formados especialistas em estomaterapia. “A assinatura do acordo para a criação deste laboratório beneficia a sociedade amazonense e significa, para a UEA, trazer recursos para a construção de mais um laboratório, que ainda não tem em Manaus. Vamos melhorar a qualidade do ensino e a capacitação dos professores. Para a sociedade, significa a prestação de serviço público que a população não tem acesso”, ressaltou o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira.

Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)