Qualidade de vida dos idosos pode melhorar com alimentação saudável


A qualidade de vida dos idosos pode mudar significativamente a partir da mudança dos hábitos alimentares. É o que afirma a nutricionista, gerontóloga e doutoranda Shirley da Silva Gonçalves, que apresentará amanhã (30), no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) da Aparecida, Zona Sul de Manaus, a palestra “A influência da alimentação na qualidade de vida”, como parte da programação da Semana do Idoso na capital amazonense.

De acordo com Shirley, para manter uma boa saúde é necessário pensar numa alimentação adequada e equilibrada. “De maneira geral, o idoso tendo uma maior consciência de como se alimentar melhor, ajuda na qualidade de vida. Mas falta conhecimento. Por exemplo, muitos não sabem que os alimentos regionais têm uma propriedade boa”, afirmou a nutricionista e gerontóloga.

A palestra, segundo Shirley, vai servir para informar e mostrar a importância da alimentação na qualidade de vida do idoso. “Existem alguns alimentos básicos que são fundamentais, os chamados reguladores, ricos em fibras, como frutas, legumes e verduras. Esses alimentos possuem muitas vitaminas e minerais e vão regularizando as funções do organismo. Algumas são muito consumidas no tratamento de doenças, como as do coração e problemas com açúcar no sangue e triglicerídeos”, ressaltou a nutricionista.

Para ajudar na melhoria da alimentação, ela dará dicas de como melhor aproveitar os produtos regionais para uma alimentação saudável. Segundo a nutricionista, no Amazonas há um consumo alto de peixe. “Mas, geralmente, os idosos comem com farinha e isso não é saudável. Indico sempre a farinha de pupunha, que é nutritiva, saborosa e mais saudável”, revelou.

Outro problema que será abordado na palestra é quanto às taxas de sobrepeso e obesidade na terceira idade. Ela informou que, atualmente, há uma grande preocupação em relação ao assunto. “Falava-se muito em desnutrição, mas agora inverteu. Os dados sobre obesidade e sobrepreso são preocupantes. E a obesidade pode causar vários problemas de saúde, como hipertensão, alterações nas taxas de gordura do sangue e diabetes. Além do problema estético que causa problemas de baixa autoestima, principalmente nas idosas”, disse.

Para ela, uma das causas do desconhecimento a respeito da alimentação saudável refere-se à crença de que “ser saudável custa caro”. “Na verdade, muitos acham que precisa ser rico para ter orientação de um nutricionista. Trabalho também a conscientização do idoso, porque não é isso”, esclareceu Shirley.

Amanhã (30), a programação da Semana do Idoso também contará com os serviços de aferição de peso, altura, pressão arterial e índice de massa corpórea e outra palestra, ‘A importância da Sexualidade na Terceira Idade’, com a psicóloga e gerontóloga Stela Regina Folhadela Torres.

Na sexta-feira (01), haverá a apresentação da UnATI/UEA, com a peça ‘Histórias que meu pai contou’, no SPA Alfredo Campos, no bairro Zumbi 2, Zona Leste de Manaus.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato