PT entra no Supremo contra exigência de dois documentos para votar

A jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, anunciou que "o diretório nacional do PT entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a lei que exige dois documentos (título de eleitor e outro documento oficial com foto) para que o eleitor vote no dia 3 de outubro". A alegação dos petistas é o temor que a exigência faça aumentar a abstenção nas eleições deste ano.

Eu já estava surpreso de ninguém ter tomado esta atitude antes. Está claro e evidente que apesar de todos os esforços por parte da justiça eleitoral para que os eleitores esquecidos tomem as providências para não ficar sem votar, mas infelizmente, a quantidade de pessoas que perdem documentos ou simplesmente esquecem é muito grande. E por conta disto, tenhamos certeza que muitos deixarão de votar, por este simples detalhe: ou vão esquecer o título ou vão esquecer a identidade.

Particulamente me surpreendeu a mudança na lei eleitoral para este ano, em um país continental onde há grande dificuldade de acessos para a retirada de documentação. A intenção de evitar fraudes é boa, mas entre a intenção e o prejuízo por haver muitos que simplesmente desistirão de votar por causa deste detalhe, era preferível manter o regimento anterior e após as eleições promover uma campanha no sentido de promover a identificação do eleitor. Por falar em identificar, com a facilidade tecnologica existente, não seria nada demais pedir que o título eleitoral viesse com foto. Seria?


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato