População de Barreirinha ganha novo hospital

A população do município de Barreirinha, distante de Manaus 329 km em linha reta, recebeu nesta sexta-feira (03/09) do Governo do Amazonas um novo hospital. Batizado de Coriolano Lindoso, a nova unidade de saúde atenderá tanto a população que reside na sede do município quanto os moradores das comunidades rurais, oferecendo os serviços de urgência, emergência e internação em clínica médica, cirúrgica e pediátrica. O Hospital foi inaugurado pelo secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.


A unidade, que já está funcionando 24 horas, oferece atendimento de média complexidade e de atenção básica. O hospital tem 20 leitos para internação clínica, distribuídos entre o alojamento conjunto, onde a mãe fica com o bebê após o nascimento, a clínica cirúrgica e a pediatria.

Na unidade a população de Barreirinha contará ainda com modernos equipamentos e oferecerá serviços de apoio diagnóstico, como laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem (raio X e ultra-sonografia). “Esse é mais um hospital padrão que o Governo do Estado entrega para a população e servirá ao povo de Barreirinha, dando mais qualidade à assistência médica nesse município”, explica o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.

Uma equipe de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, farmacêutico, cirurgião dentista, técnicos de enfermagem, entre outros fazem parte do quadro de profissionais que trabalha na nova unidade.

Segundo o secretário executivo das ações de saúde no interior, Evandro Melo, além da estrutura física moderna o hospital também recebeu uma decoração especial, com pinturas feitas à mão com paisagens regionais e da cultura indígena. “Nós queremos que as pessoas sintam que esse ambiente foi feito para elas e que além de receber a assistência médica também se sintam bem aqui”, disse.

O secretário Wilson Alecrim lembra que as enfermarias da unidade estão todas equipadas com aparelhos de televisão e DVD, onde serão reproduzidos material educativo e de entretenimento para os pacientes e acompanhantes. “É importante e faz parte da política de humanização dos atendimentos na área de saúde, promover o bem estar dos usuários das unidades hospitalares”, afirma.

A unidade também possui uma brinquedoteca, espaço com brinquedos educativos, onde as crianças poderão brincar e aprender. “É um espaço de educação e terá uma pessoa que irá coordenar as atividades com as crianças”, explica Evandro Melo.


Telemedicina

No novo hospital também já está funcionando um polo do Programa de Telemedicina, desenvolvido pela Susam em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, que permite o intercâmbio entre as unidades de saúde da capital e do interior, via satélite. Este programa possibilita a realização de exames como o eletrocardiograma, em pacientes na unidade de saúde do interior e a análise simultânea por um médico cardiologista em uma unidade em Manaus.

“O paciente de Barreirinha poderá fazer o exame cardiológico na unidade de saúde do seu município e um cardiologista do Hospital Francisca Mendes, que é a referência na área de cardiologia no estado, faz a análise do exame e o diagnóstico, que será enviado ao médico do Hospital em Barreirinha”, explica Alecrim. O especialista repassa ao profissional do município as orientações sobre como proceder com cada paciente de acordo com o diagnóstico.

O secretário lembra ainda que este programa já está implantado e em pleno funcionamento em mais de 40 municípios do interior do estado, facilitando o acesso das pessoas aos exames e consultas especializadas, evitando que o paciente precise se deslocar para a capital.

O Governo do Estado realizou um investimento de mais de R$ 2 milhões, sendo 1,4 milhões nas obras de construção e mais de 7 mil em mobiliários fixos e equipamentos.


Ambulância nova


No mês de agosto o secretário de estado da saúde esteve no município de Barreirinha e entregou à população uma nova ambulância. O veículo de suporte básico, faz o transporte de pacientes, que precisam ser removidos para a unidade de saúde. “A população já recebeu uma ambulância nova e agora recebe também um novo hospital. Isso representa mais qualidade de vida para essas pessoas”, disse Alecrim.

Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato