A DIFERENÇA ENTRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO

O caso recente da agressão a uma jovem menor de idade, agressão que teve com agente principal o prefeito de Coari Arnaldo Mitouso e como agentes secundários os seguranças do mesmo, levantaram a questão da autoridade e seus limites. No rádio, nas ruas e até mesmos nas residências os partidários do prefeito defendem que ele fez o que fez, atingindo a integridade física da jovem assim como privando a liberdade da mesma por algumas horas, sim, que ele fez o que fez para preservar a sua autoridade que foi desrespeitada.

O fato foi além de uma imposição de respeito. O ato do prefeito foi tão insensato que ele mesmo agrediu uma jovem, mulher, menor de idade, em plena via pública e na frente de várias testemunhas. Sem falar que autorizou o seu segurança retirar a moça do local, que foi levada contra a sua vontade e a força para a prefeitura, depois colocada em um carro para ser levada ao quartel como se fosse uma criminosa.
Algumas ponderações merecem ser feitas relacionadas ao assunto.

Primeiro: a autoridade tem que ser respeitada, e isto é fato. Por outro lado, a integridade física do cidadão e sua liberdade também. Não vem ao caso, mediante uma situação de desrespeito sair agredindo a outro, pois isto abre um precedente para a violência. Cabe a autoridade municipal seja ela quem for, um comportamento ético, principalmente se estiver em público, sabendo que está exposto aos aplausos ou as vaias oriundas da própria repercussão de seu governo.

Segundo: a autoridade que é evocada sob a força da violência, não é autoridade é autoritarismo. Autoritarismo se impõe e respeito se conquista. Uma pessoa que é respeitável mantém a autoridade, uma pessoa que impõe o respeito adquire mais hostilidade. Parece ser este o caso, a imposição do respeito por instrumentalização da força não vai levar a população de Coari respeitar o atual prefeito se ele não conquistar o respeito pelo povo.

Uma máxima da convivência pessoal precisa ser lembrada: quem quer respeito precisa respeitar. O povo de Coari vem sendo desrespeitado constantemente em seus direitos pelo prefeito Arnaldo Mitouso ao não pagar o décimo terceiro, ao ter demitido milhares de pais de famílias, ao ter extinto programas sociais importantes e de distribuição de rendas com recursos municipais, ao promover uma administração pautada pela perseguição e vingança contra os seus desafetos e acima de tudo ao não pagar em dias o salário dos funcionários públicos municipais que a cada mês enfrentam a incerteza de não saber que dia ou quando vão poder usufruir do pagamento de seu trabalho.

O primeiro a desrespeitar o povo é o prefeito Arnaldo Mitouso que desta forma, mesmo que invoque sobre o mais alto monte desta cidade por respeito parece que não o terá. Em um fato como este, ao invés de ter humildade para reconhecer o desequilíbrio de sua atitude ao agredir a jovem em sua integridade física e moral, ainda torna-se mais antipático ao povo, quando tenta impor o respeito justificando-o através de um ato violento. O caminho seria o inverso, através de um pedido de desculpas em público à família e a jovem mas é demais esperar uma atitude desta de quem tenta justificar um ato violento como a supressão da liberdade e a invasão a integridade física.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

8 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Excelente texto.
    O fato lembra os porcos do "Revolução dos bichos", obra de George Orwel. A mensagem para justificar os exageros dos líderes porcos era: "todos os bichos sao iguais, mas uns são mais iguais que os outros".
    Querer ser "mais igual" que os outros é uma demonstração de quem vive à margem da sociedade, à margem das leis. E isso, no Brasil, embora comum em algumas prefeituras, resulta em cassação de mandato, em prisão, em cassação de direitos políticos, em fazer parte da lista de 'ficha sucha'.
    Pode até demorar, mas, do jeito que as coisas andam, o que vai acontecer com "Coari, um novo tempo" é semelhante ao que aconteceu com os bichos da fazenda do George Orwel... Após a revolução foi colocada uma placa no alto de um poste com a frase "Todos os bichos são iguais". Depois de algumas demonstrações de luxo e exageros dos líderes porcos, os demais bichos estavam chateados e cansados da precariedade em que viviam. Tentando justificar, os porcos alteraram a frase lema da revolução, e na noite em que pregavam a nova placa no alto de um poste, de tão bêbados cairam lá de cima, e com o barulho todos da fazenda viram do que se tratava. A nova placa continha a frase adulterada: "Todos os bichos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros".
    Não é demais lembrar, "quanto mais alto o salto, maior o tombo"

    ResponderExcluir
  2. DANIEL MACIEL BOM DIA, EM SEU TEXTO SOBRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO, VC COLOCA A DIFERENÇA QUE HA ENTRE ESSAS DUAS PALAVRAS , MAS, PELO QUE VEJO , SEMPRE PUXANDO PARA DAR ENFASE À AQUILO QUE VC AXA OU ACREDITA, SÓ QUE VC NAO PERCEBE QUE ENQUANTO VC TENTA DEFENDER A SUA OPNIAO, VC TA AO MESMO TEMPO INCENTIVANDO A VIOLENCIA, PORQUE AO VC APOIAR ATO COMO O DESSA JOVEM , VC INCENTIVA OUTROS JOVENS A COMETEREM A MESMA ATITUDE QUE TEVE ESSA JOVEM.

    ACREDITO SIM QUE VC TEM O DIREITO DE DEFENDER A SUA OPNIAO. MAS, CUIDADO. AS VEZES FAZEMOS INJUSTIÇAS EM NOME DE UMA JUSTIÇA.

    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Polícia,Justiça e Ministério Público,tem que começarem a verificar o que está acontecendo no Município,caso contrário,vai acontecer uma trágedia,aí vai ser tarde demais.PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!
    A VERDADE TEM QUE SER DITA,DOA EM QUEM DOER!
    AQUI NÃO É A VENEZUELA,AQUI É BRASIL! SOMOS DEMOCRÁTICOS,SOMOS LIVRES! QUEIRAM VOCÊS OU NÃO!
    FAÇAM POR MERECER.ATÉ AGORA NÃO ESTÃO MERECENDO.
    CADÊ O DÉCIMO TERCEIRO,O SALÁRIO,OS PROGRAMAS SOCIAIS,MANUTENÇÃO DOS PRÉDIOS PÚBLICOS,UMA SAÚDE E EDUCAÇÃO DIGNA,TÁ TUDO UMA ...

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus... Eu não sei mas em quem confiar!? Acredito que o Sr. Arnaldo Mitoso esta ficando maluco, não tem nenhum equilíbrio emocional... Essa foi a maior prova de que ele nao tem condiçoes de continuar na administraçao de Coari. cade os vereados, aposiçao e alem do mais o conselho tutelar, que defende as crianças... Cade a primeira dama das causa sociais?
    isso vai terminar em pizza... tenho vergolha hoje de dizer que sou Coariense... mas nao nego Amo Coari.
    Estudante da UEA

    ResponderExcluir
  5. COARIENSE FELIZ O QUE É VIOLENCIA PRA TI? TEU PROPRIO PREFEITO APOIA A VIOLENCIA.

    ResponderExcluir
  6. Daniel vocÊ está fazendo sensacionalismo.

    Você viu a cena?

    No texto está explicito que vc é testemunha ocular do fato pois escreve como se tivesse visto o fato.

    Só quero que saiba de uma coisa o texto com suas afirmações foram imprimidos juntamente com a pagina principal do seu blog e breve estaremos levando junto a policia pra que vc prove o fato.

    Se não provar já sabe o que vai acontecer não é DANIEL?

    Até.

    ResponderExcluir
  7. É, caro Daniel... "o texto com suas afirmações foram imprimidos juntamente com a pagina principal do seu blog e breve estaremos levando junto a policia"...

    Será que essa ameaça vai ser uma boa ou uma cilada? e para quem?

    A dúvida existe porque no texto completo, consta também: "O povo de Coari vem sendo desrespeitado constantemente em seus direitos pelo prefeito Arnaldo Mitouso ao não pagar o décimo terceiro, ao ter demitido milhares de pais de famílias, ao ter extinto programas sociais importantes e de distribuição de rendas com recursos municipais, ao promover uma administração pautada pela perseguição e vingança contra os seus desafetos e acima de tudo ao não pagar em dias o salário dos funcionários públicos municipais que a cada mês enfrentam a incerteza de não saber que dia ou quando vão poder usufruir do pagamento de seu trabalho."

    Acho que além da polícia, o texto deve ser levado a Câmara Municipal, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado e da União.

    É só uma Sugestão.

    ResponderExcluir
  8. é seu coariense feliz,vc deve ter um bom motivo para estar feliz,feliz com o que rapaz e por que,voce deve esta ganhando alguma coisa e pelo jeito coisa muito boa porque se fosse pouco vc não teria motivo nenhum para estar feliz.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato