Omar vai ampliar oferta de pós-graduação para professores‏

Em Destaque
Por -
0
Em reunião nesta terça à noite, 1º, no Eldorado, com mais de 1,2 mil profissionais de educação, o candidato ao governo pela coligação Avança Amazonas, Omar Aziz (PMN), destacou as propostas de construção de mais 36 escolas de educação integral e de ampliação da oferta de cursos de pós-graduação para os professores. “Podemos e temos que avançar ainda mais, ampliando a oferta de cursos de mestrado e doutorado para os professores”, explicou, referindo-se ao processo de formação continuada iniciado com a graduação de todos os professores da rede pública de ensino por meio do Proformar, executado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).



Segundo dados do Ministério da Educação, o Amazonas é o Estado que mais cresceu nos últimos quatro anos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Escola Estadual Dom Bosco, localizada em Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus) obteve o maior Ideb entre as escolas estaduais de todo o país, com nota 8,7.



Antes de apresentar suas propostas para o setor, Omar agradeceu o empenho e dedicação dos profissionais nos avanços registrados na educação pública amazonense nos últimos anos. “Aqui está a base da transformação da educação do nosso Estado. Nessa área não há mágica. Vocês são os responsáveis por isso”, completou.



A candidata ao senado Vanessa Grazziotin, que acompanhou Omar na reunião, lembrou que a educação no Amazonas e no Brasil tomou outro rumo com a eleição de Lula, Eduardo Braga e Omar Aziz em 2002. Ela também destacou o papel dos profissionais e disse ter orgulho de ter ajudado nessa parceria com o governo federal.



Gestora da Escola Estadual Maria de Lourdes R. de Arruda, no Alvorada, a professora Maria Erenilce Mortágua tem uma experiência de mais de 22 anos na educação. Para ela, só não vê os avanços quem não quer. “Agora a educação é valorizada”, resumiu.



Do Eldorado, Omar seguiu para uma reunião com moradores do Coroado III, onde mostrou como vai funcionar o projeto Ronda do Bairro, que vai levar a polícia para mais perto da comunidade. Cada área de 3 quilômetros na cidade terá a cobertura de uma ronda policial fixa durante 24 horas, composta por 12 policiais, duas motocicletas e uma viatura. A população vai ter o número do telefone da viatura, conhecerá o policial pelo nome e poderá acioná-la na hora que for necessário.



O candidato também falou sobre um problema sério, que atinge famílias de todas as classes sociais: a questão das drogas. “Eu fui secretário de segurança e via a aflição de mães que me pediam uma chance par seus filhos”, lembrou. Por isso, prosseguiu, resolveu criar o Galera Nota 10, que já beneficiou mais de 80 mil jovens. Omar disse, ainda, que, reeleito, vai investir pesado na educação e na ampliação de projetos sociais. Outra proposta apresentada foi a de construir, em Manaus, um Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos, incluindo também entre os seus serviços a prestação de apoio psicossocial aos pais e familiares.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)