Omar garante mais infraestrutura e apoio aos produtores de Novo Remanso‏

Em Destaque
Por -
0
Em visita à comunidade de Novo Remanso, em Itacoatiara, na manhã deste domingo, 12, o candidato ao governo pela coligação Avança Amazonas, Omar Aziz, anunciou como prioridades de seu governo o reforço nas ações de apoio aos produtores da região e a continuidade das obras de infraestrutura, inclusive para a comunidade de Lindoia, que já está em obras.

Acompanhado dos candidatos ao senado Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin e de candidatos proporcionais, Omar participou de carreta e comício com a presença das principais lideranças políticas da região. O prefeito Antonio Peixoto (PT) disse que a eleição de Omar significa a continuidade das obras e de melhorias para os produtores, principalmente em relação ao apoio para instalação de agroindústrias de beneficiamento de polpas.

Itacoatiara é o maior produtor de abacaxi do estado. Grande parte dessa produção vem da região de Novo Remanso, uma comunidade com cerca de 7 mil moradores. Mais de 200 agricultores e seus familiares estão envolvidos no cultivo do abacaxi, com produção em média de cerca de 20 mil unidades do fruto por mês.

Desde 2003, o Governo do Amazonas já liberou R$ 23,7 milhões em crédito no município, e beneficiou 4.460 financiados nos três setores da economia. Os financiamentos concedidos, com recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), tiveram maior aplicação na agricultura familiar, com geração e/ou manutenção de mais de 12 mil ocupações econômicas.

O agricultor Edinildo Sabino, 33 anos, foi um dos beneficiados. Com um financiamento de R$ 7 mil do governo, ele adquiriu implementos e insumos para cultivar abacaxi numa pequena propriedade de 12 hectares. Segundo ele, a produção atual é de 28 mil frutos por ano. “Queremos que o Omar seja um bom governador para nos apoiar ainda mais”, disse.

O mês de janeiro de 2010 foi marcado por uma super safra de abacaxi, proveniente de Novo Remanso, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), num total de mais de 80 mil frutos.


--
*Fotos: Alberto César Araújo


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)