Omar apresenta plano de governo a empresários da capital e interior

Em Destaque
Por -
0
O governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição pela coligação Avança Amazonas, reuniu nesta terça-feira, 14 de setembro, com empresários e comerciantes de Manaus e do interior, durante o tradicional almoço mensal organizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM). Na reunião, da qual também estavam presentes membros da Associação Comercial do Amazonas (ACA) e Federação do Comércio do Amazonas (Fecomercio), Omar falou de seu plano de governo referente a assuntos como infraestrutura, mobilidade urbana, segurança pública, saúde, saneamento, habitação e educação, traçando um cenário futuro para Manaus e o interior.

Omar disse que a preparação da cidade para a Copa vai deixar um legado para Manaus em todos os aspectos. Segundo ele, o maior entrave do estado hoje e que já poderia ter sido resolvido é a questão da logística de transportes. “Este ano batemos todos os recordes de crescimento econômico, mas temos aqui três problemas sérios que nos impediram de crescer mais: o aeroporto, que tem capacidade limitada para atender ao polo industrial de Manaus; a BR-319, que não ficou pronta e seria uma opção para o escoamento tanto da exportação quanto importação; e a falta de hidrovias. Não adianta ter indústria se não tiver logística para exportar nossa produção e importar componentes. Com certeza, deixamos de vender alguns milhares de TV´s por conta dessa pequena capacidade”, disse Omar.

Ao responder pergunta do presidente da CDLM, Esra Azury Benzion, sobre a viabilidade do Monotrilho, Omar garantiu que o projeto está assegurado, inclusive do ponto de vista do preço da tarifa, que, segundo ele, será viável para a população. “O monotrilho está garantido, primeiro porque nós precisamos de um bom transporte coletivo e não vamos abrir mão disso e segundo, porque é um dos 26 itens do caderno de encargos que nos comprometemos com a Fifa para que possamos ter a Copa de 2014 em Manaus”. E foi mais além, ao afirmar que a discussão sobre mobilidade urbana não se resume ao transporte coletivo, mas a uma série de mudanças estruturais pelas quais a cidade terá que passar nos próximos anos.

Ele citou como exemplo a continuação da Avenida das Torres, no sentido de criar na cidade dois eixos viários – Norte-Sul e Leste Oeste. No primeiro, a avenida se prolongará até a Torquato Tapajós, passando pelo Igarapé dos Passarinhos e a avenida José Henrique, em Santa Etelvina; e o segundo ligando a nova via à avenida Desembargador João Machado (Estrada dos Franceses) em direção à Estrada do Futuro.

Aos comerciantes do interior, ele falou das perspectivas de crescimento econômico que se abrirão com a descoberta de novas reservas de petróleo e chegada do gás natural e o linhão de Tucuruí, projeto garantido pelo Governo Federal, que vai ampliar a capacidade energética e estimular o crescimento industrial. Nesse sentido, ele garantiu que o Governo do Estado já atua para ampliar os incentivos fiscais da Zona Franca para a Região Metropolitana. “Com isso, vamos incentivar as potencialidades de cada município para gerar emprego e renda e compartilhar o desenvolvimento experimentado por Manaus”.

--
*Fotos: Alberto César Araújo


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)