OGX, de Eike Batista, anuncia descoberta em poço na bacia de Santos

A petroleira OGX, do empresário Eike Batista, informou nesta quinta-feira que foi identificada presença de hidrocarbonetos, com indicativo de óleo leve e gás, na seção santoniana do poço 1-OGX-19A-RJS, no bloco BM-S-58, águas rasas da bacia de Santos.

"Esta nova descoberta confirma a presença de um importante play de idade santoniana em nossos blocos de Santos, revelando a presença de hidrocarbonetos leves em reservatórios arenosos de boa porosidade", afirmou o diretor geral da empresa, Paulo Mendonça, em comunicado.

A OGX é proprietária integral do bloco. Segundo ela, foi identificada uma coluna de hidrocarbonetos de aproximadamente 145 metros e "net pay" (seção ou somatório das seções do reservatório com petróleo ou gás) em torno de 40 metros em reservatórios arenosos da seção santoniana do poço OGX-19A, prospecto Aracaju.

A perfuração do poço encontra-se em andamento até a profundidade total estimada de 5.250 metros.

O poço está a 112 km da costa onde a lâmina d'água é de aproximadamente 172 metros. A sonda Ocean Quest iniciou as atividades de perfuração no local no dia 13 de agosto de 2010.

NOVA SONDA

A empresa informou que a sua sexta sonda semissubmersível, a Pride Venezuela, já está no Rio de Janeiro e entrará em operação nos próximos dias no prospecto Waikiki, na bacia de Campos. O contrato, feito junto à Pride International, vale por um ano, podendo ser prolongado.

A Pride Venezuela chegou ao Rio de Janeiro no último dia 6, segundo nota da OGX, vinda de um estaleiro em Dubai, onde passou por uma modernização de equipamentos. A unidade ainda teve ajustes no Estaleiro Mauá, na baía de Guanabara (RJ). A unidade tem capacidade para perfurar poços de até 7.600 metros de profundidade, em lâmina d'água de 457 metros.

"No momento, a sonda já se encontra na primeira locação, no prospecto Waikiki, localizado no bloco BM-C-39, na bacia de Campos", informou em nota a empresa.

Essa é a sexta sonda marítima a serviço da OGX nas bacias de Campos e Santos, onde a empresa já realizou diversas descobertas e concluiu a perfuração de 16 poços como operadora.

A OGX também contratou uma unidade do tipo Jack-up, a Ocean Scepter, que já está no Brasil mas ainda não iniciou suas atividades na bacia do Pará-Maranhão, região onde a empresa descobriu "meia-Bolívia" em gás em agosto, segundo o seu controlador, o empresário Eike Batista. Segundo a OGX, as reservas nesta bacia terrestre são de até 15 trilhões de pés cúbicos.

FONTE: FOLHA ON LINE.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato