Manejo sustentável do jacaré é destaque em Encontro do Grupo de Especialistas em Crocodilianos‏

Em Destaque
Por -
0
Desde o último domingo (12), mais de 100 especialistas em crocodilianos estão em Manaus reunidos para o 20º Encontro do Grupo de Especialistas em Crocodilianos. É a primeira vez em quarenta anos que encontro é sediado no Brasil. O evento, que acontecerá até sexta-feira (17), é uma parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) com o Crocodile Specialist Group (CSG) e outras instituições.


Desde 2004, o Governo do Amazonas vem tentando trazer esta reunião para o Brasil. Após o Amazonas apresentar a melhor proposta dentre cinco países, em 2008 o Estado ganhou o direito de sediar o evento.


Para o presidente do comitê técnico-científico do evento e secretário de políticas públicas da Sepror, Edson Barcelos, o manejo do jacaré deve ser feito de maneira que beneficie as populações ribeirinhas. “O jacaré tem grande potencial econômico para comercialização de peles, carne e couro. Já que temos uma grande densidade populacional no Estado, é possível manejarmos de maneira sustentável e ao mesmo tempo garantir emprego e renda”, destaca.


O Brasil é o maior detentor de espécies de crocodilianos no mundo, possuindo em sua fauna seis espécies: jacaré do papo amarelo, jacaré do pantanal, jacaretinga, jacaré-açu, jacaré-coroa e jacarepaguá, sendo estes quatro últimos encontrados no Amazonas.


Segundo a engenheira florestal, Sônia Canto, o número de pesquisas no país e em especial no Amazonas ainda é incipiente. “No Brasil, temos apenas cinco especialistas em crocodilianos, por isso o encontro pretende despertar nos estudantes, o interesse nesse grupo de espécies. Além disso, pouco se conhece sobre o comportamento e demais atributos dos jacarés amazônicos”, ressalta.


O manejo sustentável quebra a caça ilegal, de acordo com o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), “porém deve haver um casamento entre o conhecimento da população ribeirinha aliada com a pesquisa cientifica”, sugere Silveira.


Paralelamente ao evento, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), discutirá os avanços das pesquisas com jacarés e o status populacional do jacaré-açu, com vistas ao manejo comercial em bases sustentáveis dessa espécie.







Fotos:Roberto Carlos / AGECOM


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)