Hospital de Santa Isabel do Rio Negro é inaugurado com mutirão de cirurgias‏

O Governo do Estado do Amazonas em parceria com a Prefeitura de Manaus inaugurou nesta sexta-feira (24), no município de Santa Isabel do Rio Negro – localizado a 629 quilômetros de Manaus -, o Hospital Irmã Edwiges Maria Sikorska. Paralelo à inauguração, um mutirão de cirurgias de baixa e média complexidade foi realizado na nova unidade de saúde.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a parceria com a prefeitura aconteceu ainda em 2005, depois de uma visita ao município e, ao perceber a necessidade de implantação de um sistema de saúde público capaz de atender à comunidade. “O único hospital da cidade existe há mais de 50 anos e, apesar de ter sido útil anteriormente, hoje, não oferece mais tantos recursos necessários e modernos”, explica o secretário, referindo-se à unidade de saúde que ocupa o mesmo terreno desde 1950, quando foi instituída a cidade de Santa Isabel do Rio Negro.

Para a diretora do hospital, Alcinéia Fonttes, o novo espaço dispõe de infraestrutura e médicos que permitem o atendimento de um número maior de pessoas por dia. “No hospital antigo fazíamos cerca de 60 atendimentos por dia, com esta nova estrutura, pretendemos dobrar este número”, acredita Alcinéia.

Ocupando uma área de 1,6 mil m², o hospital conta com equipamentos modernos, médicos capacitados nas áreas de pediatria, ginecologia, obstetrícia e neonatologia, além de serviços de internação clínica e cirurgia geral. Alecrim acrescenta que a unidade oferta também serviços de apoio diagnóstico com um laboratório de análises clínicas, raio-X e ultra-sonografia. Outro benefício é proporcionado pela telemedicina que permite a transferência de exames de eletrocardiogramas, via satélite, da unidade do interior para o Hospital Universitário Francisca Mendes, onde um cardiologista faz análise e emite laudos específicos ao exame de cada paciente.

Com 20 leitos para internação e uma equipe de 70 profissionais (Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus), o hospital atende aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, nos mesmos moldes das unidades existente na capital do Estado. Para construir o hospital de Santa Isabel do Rio Negro, o Governo do Estado investiu mais de R$ 3,5 milhões, sendo 2,8 milhões com a obra e 650 mil com a compra de equipamentos e de uma ambulância nova para a unidade.

Mutirão de cirurgias

Nos dias 24 e 25 de setembro, duas equipes médicas realizarão o mutirão de cirurgias para correção de problemas relacionados ao aparelho reprodutor feminino, como a histerectomia, que consiste na retirada do útero, e a colpoperineoplastia, de reconstituição do períneo.

Os problemas relacionados ao aparelho reprodutor masculino, como a hidrocelectomia, popularmente conhecida como água na bolsa escrotal, e a fimose também serão corrigidas através de procedimento cirúrgico. Estão previstas ainda cirurgias para retirada de lipomas, hérnias e pedras na vesícula.

O cirurgião responsável pelo mutirão, Sidney Shalub informa ainda que os profissionais da saúde locais irão participar de um curso de capacitação com ênfase ao resgate de pacientes politraumatizados. “Com a nova ambulância, os profissionais precisam conhecer os procedimentos que o veículo oferece no caso de resgate de casos de urgência e emergência”, afirma o médico.

Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato