Estiagem no Amazonas

O Subcomando de Ações de Defesa Civil- Subcomadec informa que referente ao período de estiagem nas calhas dos rios do Amazonas, foram emitidos há 15 dias, alertas preventivos a 27 municípios do interior do Estado, devido a baixa do nível dos rios, diagnosticado pelo Centro de Monitoramento Ambiental da Defesa Civil do Estado.


No alerta, o Subcomadec também solicitou o levantamento da situação, quantidade de famílias, pessoas e comunidades atingidas pela vazante. Dos 27 municípios, apenas dois informaram em que nível está o fenômeno.



O Subcomando de Ações de Defesa Civil informa ainda, que de acordo com o decreto n.7.257 de 04 de agosto de 2010, do Sistema Nacional de Defesa Civil- SINDEC, em situações de desastres, os integrantes do SINDEC, atuarão imediatamente nas ações de resposta ao desastre na localidade atingida, no caso o próprio município. Todo tipo de desdobramento de ações e estratégias por parte do Estado, será realizada após o esgotamento da capacidade de atendimento da administração municipal, o recebimento dos decretos de Situação de Emergência e avaliação de danos. Fato que ainda não ocorreu.



Entre as ações que já estão programadas, em caso de Situação de Emergência, a convocação do Grupo de Ações Coordenadas-GRAAC, formada por órgãos estaduais, federais e instituições parceiras; formação de bases de serviço nos municípios pólos; apoio externo para transporte aéreo e ajuda humanitária, se necessário.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato