Depois de protestos, governo decreta estado de exceção no Equador

Em Destaque
Por -
0
Rafael Correa é carregado após
deixar quartel (Foto: Rodrigo Buendia/AFP)


Hospitalizado, presidente denunciou tentativa de golpe de estado em curso.
Militares vão assumir as funções da polícia durante uma semana.

O governo do Equador decretou estado de exceção nesta quinta-feira (30) e ordenou que o Exército vá às ruas e assuma as funções da polícia para manter a segurança pública, em meio à onda de protestos de policiais e militares que toma o país.

"Uma vez que setores da polícia abandonaram irresponsavelmente seu trabalho... declaramos o estado de exceção", disse o ministro de Segurança Interna, Miguel Carvajal.

A medida vale por uma semana,segundo o secretário jurídico da Presidência, Alexis Mera. Ele repetiu palavras do presidente Rafael Correa e disse que há uma tentativa de golpe de estado no país.

Pouco antes, Correa, que está hospitalizado e praticamente cercado por opositores dentro de um hospital, acusou de "conspiração e traição" os policiais que protestam nesta quinta em vários pontos do país.

Ele disse que os oposicionistas estão tentando dar um golpe de estado, citando a Sociedad Patriótica, partido do ex-presidente e ex-candidato presidencial Lucio Gutiérrez, e setores das Forças Armadas.

"É claríssimo de onde vem essa tentativa desestabilizadora", disse, acrescentando que o ataque que sofreu foi "covarde".

Correa também confirmou a informação de que tem intenção de dissolver o Parlamento.

O presidente equatoriano falou em uma entrevista por telefone, do hospital onde está internado após ter tido contato com gás lacrimogêneo lançado por manifestantes ao fim de um tenso discurso em um quartel da capital, Quito.

O presidente teve de usar máscara de gás para deixar um quartel, após discursar para tropas que protestavam, e foi hospitalizado logo a seguir.

Ele afirmou que o prédio do hospital estava cercado por manifestantes, que o procuraram, e que eles seriam responsabilizados caso ele fique ferido.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)