Base de Policiamento Integrado reduz criminalidade no bairro Santa Etelvina

Em Destaque
Por -
0


Situada no bairro de Santa Etelvina, Zona Norte da capital, a 1ª Base de Policiamento Integrado (BPI) completou, dia 19, um mês de atividades. A redução nos índices de criminalidade local, de acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara, revelam sucesso no projeto piloto implantado em Manaus.

A data, de acordo com Câmara, foi celebrada com uma Caminhada Pela Paz, percorrendo as ruas da comunidade com a participação dos agentes da PM da Base Integrada, líderes religiosos e moradores. “O que chama atenção ao fato é que os policiais da BPI - como é conhecida a nova Base da Polícia Militar - foram convidados a participar do evento cívico religioso, tudo porque desde a implantação do modelo de policiamento, que como o nome sugere, está totalmente integrado com os moradores do Santa Etelvina”, declarou o comandante.

Sobre os índices de redução na violência local, relatórios apontam que nos dez primeiros dias da ação policial houve queda de 65,6% de furtos e 36% de roubos com o uso de violência. Crimes hediondos, por sua vez, não foram registrados. “Estes dados positivos podem ser comprovados pela tranquilidade dos moradores que passaram a confiar e colaborar com os policiais militares”, complementou Câmara.

Entre aqueles que habitam o local, a sensação é de alívio com a presença do grupamento da Polícia Militar. “Não temos medo de falar com os policiais. Eles nos inspiram confiança. tenente Sette (comandante da base), tem sido um parceiro e guardião de nossas crianças, adolescentes, jovens e idosos. Está sempre por perto quando dele necessitamos ou mesmo quando tudo está dentro do normal", declarou Raimunda Júlia dos Anjos Barros, dona de casa que há 20 anos reside no bairro.

Outra que comemora a criação da Base é a manicure Maria Emília Oliveira da Silva, 30, que há 15 anos mora na comunidade. “O clima melhorou bastante. Consigo trabalhar direito. Com segurança ficando na área, as portas de meu salão podem ficar abertas para atender as clientes que aumentaram a partir do instante em que podem andar com segurança pelas ruas de nosso bairro. Outra vantagem é que posso atendê-las até tarde da noite, sem medo ou cuidados exagerados” disse.

Comandando os 84 militares preparados para atuarem na Base, tenente Guilherme José Sette Júnior declara estar convencido de que a integração entre policiais e comunitários é a razão da tranquilidade no Santa Etelvina, que já se estende para os arredores do bairro da Zona Norte. A mudança no comportamento dos moradores, segundo o responsável pela Base, está evidente.

“Depois que passamos a entender o cidadão daqui como clientes, ao invés de protegidos, estão nos vendo como amigos confiáveis. Foi inevitável a aproximação. Nossas atividades surtem efeitos imediatos porque contamos com a reciprocidade dos populares, o que gera um trabalho mútuo de segurança”, observou.



Como opera a Base de Policiamento Integrado

Ligada diretamente ao Comandante Geral da Polícia Militar e à 18ª Companhia de Polícia Comunitária, a Base de Policiamento Integrado possui 13 viaturas, sendo: 8 motocicletas e 5 X – Terra, distribuídas nos três turnos de trabalho com dois policiais patrulhando setores específicos como proximidades de escolas, casas lotéricas, bancárias e comerciais, locais de grande incidência de ocorrências, praças, becos e demais logradouros do espaço geográfico do bairro, e bicicleta e policiamento a pé.

O uniforme utilizado pelos policiais e a identidade visual das viaturas foi personalizado a fim de proporcionar maior proximidade com a comunidade e viabilizar interação com os moradores. Através de uma linha direta polícia e comunidade, em cada viatura está presente o numero do telefone que facilita o atendimento ao cidadão.

“Este tipo de policiamento é, na verdade, uma tendência mundial, a busca de aproximação com a população. Nossos integrantes, depois de terem sido preparados, sabem que a atuação dentro desta filosofia quebra paradigmas como o do policial truculento, estressado ou descompromissado com a importância de seu trabalho em prol da sociedade” declarou o comandante geral, lembrando que a intenção é levar o modelo para outros bairros de Manaus.


Policiais capacitados

Dentro do projeto de implantação da Base de Policiamento Integrado - elaborado a partir de estudos e conhecimentos trazidos de outras capitais brasileiras - houve a total qualificação, capacitação e educação dos integrantes da BPI que se baseou na valorização da filosofia comunitária, do comportamento do policial honesto e compromissado, além do controle emocional, para resgatar a confiança dos cidadãos na polícia e seus componentes.

Com a ideia de que “polícia presente é a polícia amiga”, a preparação dos PM’s integrantes da Base teve quatro assuntos como as aulas teóricas e práticas de policiamento comunitário, instruções de uso progressivo da força aplicando a verbalização, técnicas de defesa pessoal com armas auxiliares e emprego de armas não letais, as Taser, para redução da letalidade nas ações da PM e instrução de tiro com pistola e revólver, que durante 60 dias fez parte do cotidiano dos militares destacados para formar a tropa da BPI.

O pleno atendimento ao cidadão, através da aplicação do Termo Circunstancial de Ocorrências (TCO), segundo Câmara, aumenta a presença da tropa nas ruas e gerando rapidez no atendimento e satisfação ao cidadão.

“A Polícia Militar está se modernizando, e dentro deste contexto temos como diretrizes as medidas de segurança pública que fazem parte de um processo que não tem volta. O que está sendo implantado e dando certo, como é o caso da Base de Santa Etelvina, vai ser mantido e expandido. É essa nossa intenção, e garanto que trabalharemos com mais afinco para satisfazer aos anseios da comunidade e melhorar a proximidade e a confiança na Policia Militar e no Policial que a representa, assim teremos uma vida tranquila em nossa cidade seguindo o preceito Constitucional: dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.”, pontuou Câmara.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)