SEMANA DE COMBATE À POLUIÇÃO: Orientação para saneamento e demonstração de reutilização de materiais

Em Destaque
Por -
0
O primeiro dia de atividades da Semana de Combate à Poluição, organizada pelo Prosamim, iniciou nessa quarta-feira no Parque Prof. Gilberto Mestrinho, onde residem 372 famílias. O local foi inaugurado em fevereiro desse ano, com toda rede de água e esgotamento sanitário; lixeiras para coleta seletiva , iluminação e ruas pavimentadas. “Passamos tudo pronto para a comunidade ter melhor qualidade de vida, habitando em moradias dignas que ficam longe de acúmulo de lixo e água insalubre. Após a entrega da obra, continuamos ações de educação ambiental para sensibilizar as pessoas sobre a importância de mudança de hábitos que prejudicam o meio ambiente, por exemplo”,observou o coordenador da Unidade de Gerenciamento do Prosamim, Frank Lima.

Através da parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (SEMULSP), beneficiários do Programa aprenderam,na manhã de quarta-feira, a fazer trabalhos artesanais durante oficina.

A artesã Maria Rosinda Bentes Gemaque, 49, fez demonstração de objetos confeccionados com material reutilizável como garrafas de PET, barbantes, papelões, entre outros. Entre os objetos apresentados estavam palhaços com tampas de pet, brinquedos educativos para crianças de quatro a 12 anos, arranjos de flores, etc.

Rose, como é conhecida, já trabalha há 19 anos na limpeza pública. Ela começou como gari e nesse período diz que já observava, nas ruas, tudo que podia ser reutilizado. Com o que dava para aproveitar, ela começou a fazer peças de artesanato, no tempo livre.

Em 2000, quando iniciaram ações de coleta seletiva ,pelo Bairro D. Pedro, Rose passou a trabalhar sensibilizando moradores. “Eu ficava falando com pessoas em áreas conhecidas como lixeiras viciadas. Um dia, quando os garis tinham acabado de fazer o serviço de limpeza,vi um morador que iria poluir novamente a área do igarapé Mestre Chico. Tentei conversar com ele, informando que era importante não fazer aquilo. O homem estava alcoolizado e partiu para agressão. Cai e bati com a cabeça em uma pedra. Passei seis meses em coma. Depois de recuperar a saúde voltei ao trabalho, só que desta vez, apenas como sensibilizadora. A partir daí me deram oportunidade também de mostrar meu artesanato e começar a envolver comunidades”, lembra ela.

Há sete anos Maria Rosinda realiza oficinas de artesanato pela cidade. A demanda das comunidades que desejam o serviço é grande e tudo tem que ser agendado previamente. “ O que faço me faz crescer. Ajudo pessoas a gerarem sua própria renda.

As peças da produção de Rose não são comercializadas e sim doadas. Em troca ela pede doações de roupas, alimentos, sapatos e brinquedos e doa tudo, em seguida, para o Hospital do Câncer; os abrigos Moacir Alves e Casa Mamãe Margarida.

Uma das moradoras do Parque Gilberto Mestrinho ,que acompanhou a oficina , foi a dona- de- casa, Sônia Cruz Beça, 66 anos. Ex moradora do Beco Mestre Chico, mãe de sete filhos, avó de 19 netos e bisavó de dois bisnetos, dona Sônia reside, atualmente,apenas com uma das filhas e sente falta de ocupar o tempo livre com práticas produtivas. “Gosto muito de participar de atividades como esta porque sempre poço aprender um pouco mais. Quando morava no Beco Mestre Chico eu freqüentava os cursos de trabalhos manuais da Igreja de São José. Fico feliz por que este tipo de atividade chegou por aqui”, comentou a dona-de-casa.

Paralelamente à oficina, técnicos do Prosamim também acompanharam o trabalho de orientação da empresa parceira Águas do Amazonas que estava no parque residencial mostrando aos moradores a importância de não se jogar gordura pelo ralo da pia da cozinha. “Estamos aqui informando a comunidade que se as caixas de gordura não forem mantidas limpas tudo vai parar na rede sanitária coletiva do conjunto, prejudicando a todos com entupimentos”, disse o líder de fiscalização da empresa, Francisco Conrado. Ele lembrou que a falta de cuidado e higiene, há pouco tempo, fez com que a equipe tivesse que tirar 15 baldes de gordura de apenas uma caixa de gordura, em residência localizada no conjunto Eldorado.

Weber Vieira, que trabalha como biólogo no Prosamim, conversou com a comunidade e sugeriu que os moradores organizem grupos para um curso de sabão, feito com reaproveitamento de gordura. “ Tão logo o grupo esteja formado, tentaremos promover mais um curso de sabão, como já foi feito no Parque Residencial Manaus”, disse Weber.

O biólogo também informou que a Semana de Combate à Poluição, organizada pelo Prosamim,finaliza no sábado, 14, com mutirão de limpeza também no Parque Gilberto Mestrinho, de 9h30 às 11h30.

Maiores informações 3303.0430 (Asscom/Prosamim)

DANIEL MACIEL BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)