Segurança e desenvolvimento sustentável como prioridades

Em Destaque
Por -
0


Em visita a três municípios do Alto Solimões nesta quinta, dia 19, o candidato da coligação Avança Amazonas ao governo, Omar Aziz, reafirmou o compromisso de manter as ações de desenvolvimento sustentável e a parceria com o governo federal para ampliar as ações de segurança na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Omar, os candidatos ao senado Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), participaram de carreata e comício nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga.



Na área de segurança, o Governo do Estado atua na região em duas frentes de ação. A operação integrada “Encontro das Águas”, com militares e civis do Amazonas, cujo objetivo é intensificar o combate ao tráfico de drogas e roubo de veículos e carga, que atuou nos meses de maio e junho e volta à região em setembro. O Grupo Raio da Polícia Militar do Amazonas integra a operação Três Fronteiras, do governo federal, que atua na região fronteiriça com a Colômbia e o Peru desde dezembro do ano passado. As duas operações chegaram a empregaram um efetivo total de 100 homens.



Atualmente está em instalação a primeira base do projeto Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron), desenvolvido em conjunto com o Governo Federal. Tabatinga foi escolhida para receber essa primeira base, que terá um efetivo de 46 policiais civis e militares, além de peritos, com inauguração prevista até o final do ano.

O governo estadual atua na recuperação do sistema viário dos municípios por meio de convênio com as prefeituras. E, ainda, com as ações do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam). Executado desde 2003 em parceria com o Banco Mundial, com um investimento de US$ 35 milhões na primeira fase, o Proderam prevê intervenções nos setores de saúde, saneamento e apoio ao desenvolvimento sustentável. Estão sendo executadas obras de ampliação e reforma do sistema de abastecimento de água e dos hospitais de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant.

O governo está ampliando de 152 mil para 235 mil metros a rede de abastecimento de água dos nove municípios do Alto Solimões. Em Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, as obras de expansão da rede e de construção de novos reservatórios já foram iniciadas. A meta é reduzir em 70% os casos de doenças de veiculação hídrica.

Outro projeto em execução é a implantação de um corredor etnoturístico na região, com construção de um mercado indígena em Tabatinga, na comunidade de Umariaçu; do Centro Cultural Vale do Javari, em Atalaia do Norte; restauração do Museu Maguta e do Centro de Artesanato Bom Caminho, em Benjamin Constant.

O Proderam vem investindo no fortalecimento dos arranjos produtivos da região com ações que incluem cursos e oficinas de capacitação em meliponicultura, associativismo e empreendedorismo, convênios de manejos de pirarucu em lagos, construção de casas de farinha sustentáveis, aquisição de barcos para escoamento de produção, além da contratação de técnicos rurais para os nove municípios.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)