Primatas são objeto de estudo de pesquisa científica‏

Pesquisa científica realizada no município de Tefé - com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) - constatou a presença do primata da espécie Saguinus pileatus em capoeiras baixas com passagens para o ambiente de mata primária bem adaptado à presença humana.



O trabalho teve como meta identificar características sobre os locais onde vivem macacos desta espécie. Segundo o bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic), financiado pela Fapeam, Daniel Epifânio Marques, o estudo mostra que a dieta da espécie é basicamente frugívora-insetívora (alimentam-se a base de frutos e insetos). “Conhecer a ecologia e o comportamento da espécie é de fundamental importância para a elaboração e implantação dos programas de manejo e conservação”, afirmou Marques.



O estudo foi realizado nas florestas da zona rural de Tefé (município localizado a cerca de 550 km de Manaus), no Médio Solimões, em três sítios distintos, onde foi aplicada metodologia de coleta por meio da verificação das ocorrências comportamentais dos indivíduos. “Quando um grupo era avistado eram registrados os seguintes dados: tamanho do grupo, tipo de habitat, altura estimada em relação ao chão, se havia outra espécie associada, dentre outros dados”, explicou o bolsista.



Com o título “Como vive Saguinus pileatus nas florestas da Zona Rural da cidade de Tefé no Amazonas?”, a pesquisa contou, também, com a participação da estudante Keiny Wallace Silva dos Santos/UEA-Tefé, sob a orientação da professora Luciane de Souza Lopes, do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tefé.



Resultados obtidos

O período da pesquisa ocorreu durante 18 dias, entre os meses de outubro de 2009 e março de 2010. No total foram anotados 13 apreciações dos animais, sendo 44% na mata primária, 33% na capoeira alta e 22% na capoeira baixa. O tamanho do grupo era em média de 15,2 indivíduos. Na dieta foram observados 87% de itens de origem vegetal, dentre eles frutos de macucu (Licania spp.) e imbaúba (Cecropia spp.), enquanto 13% foram de origem animal, como artrópodes (formigas).



Sobre os macacos neotropicais

Segundo especialistas, existem 139 espécies de macacos na América Central e do Sul. Em geral são chamados de primatas neotropicais, vulgo macacos dos novos trópicos mundiais. Os primatas neotropicais são formados por várias espécies, abrangendo o pequeno Mico Pigmeu do Amazonas central (pesando apenas 100 gramas) até o macaco Mono-Carvoeiro do Sudeste do Brasil (que pode pesar mais de 10 quilos).



Estudos atestam que os primatas tem uma vida social complexa, algumas espécies são monógamas com até cinco membros em uma família vivendo num grupo só, como o macaco Sauá. Outras vivem em grupos de até cem indivíduos, como o Macaco-de-cheiro. A alimentação varia com mistura de frutas, folhas, insetos, lagartos. Algumas espécies gostam de comer pequenos mamíferos e pássaros. Esses primatas são os únicos macacos que têm o rabo preênsil que usam como um quinto membro para se pendurarem das árvores.


ESPAÇO ENTRE OS DOIS CÓDIGOS ESPAÇO ENTRE OS TRES CODIGOS

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato