PM e SEJEL lançam o 1º Jogos Ibero-Americanos de Polícias e Bombeiros

A Polícia Militar do Amazonas e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) lançaram, ontem (11), os 1º Jogos Ibero-Americanos de Polícias e Bombeiros, que será realizado em Manaus, de 15 a 25 deste mês.

Este será o maior evento esportivo internacional das instituições dedicadas à Segurança Pública de países de Língua Portuguesa e Espanhola. Delegações de pelo menos 25 países, além de equipes de vários estados do Brasil, vem participar dos jogos.

As competições serão disputadas em 26 modalidades e em nove categorias diferentes. A escolha de Manaus como sede já serve de preparação para a Copa de 2014 e outros grandes eventos esportivos internacionais. “A realização dos Jogos Ibero-Americanos de Polícias e Bombeiros mostra que Manaus está preparada para um grande evento internacional. Além disso, visa a preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014”, afirmou o secretário estadual de Esportes, Júlio César Soares.

Os Jogos visam ainda divulgar a cidade nacional e internacional como o Destino Verde do Brasil, favorecendo o turismo e economia locais, de acordo com a Polícia Militar. Dentre as 26 modalidades esportivas, haverá disputas no Atletismo, Basquetebol, Cabo de Guerra, Ciclismo, Corrida de 10 Km, Futebol de Campo, Futebol Society, Futsal, Judô, Jiu-jitsu, Luta da Braço, Supino, Natação, Maratona Aquática, Orientação, Taekwondo, Competição de resistência (TCA), Tênis de campo, Tênis de mesa, Tiro, Tiro com arco, Triathlon, Vôlei de praia, Voleibol e Xadrez.

Uma das novidades é que as competições também serão abertas ao público. Qualquer pessoa poderá se inscrever no ciclismo, triathlon, entre outras modalidades esportivas. Das 26, pelo menos 11 modalidades estarão com inscrições abertas ao público. “Essa é uma maneira de aproximar a comunidade dos órgãos de segurança do Brasil e de outros Países. Serão 11 modalidades individuais que serão abertas ao público em geral”, ressaltou o tenente-coronel do Batalhão de Choque da Polícia Militar Gilberto Gouveia.

Já há mais 1,4 mil inscritos na competição, segundo o tenente-coronel Gilberto Gouveia. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (13) no site www.manaus2010.com.br. A Força Nacional de Segurança já confirmou participação em uma exposição a ser realizada em um shopping da cidade durante o evento esportivo. Também estão previstos shows e apresentações durante a competição.

História

O 1º Jogos -Americanos de Polícias e Bombeiros é uma evolução dos Jogos Brasileiros de Polícias e Bombeiros, que teve sua primeira edição em 2004, em São Paulo. Na ocasião, foram, aproximadamente, 500 atletas participantes. Esse número cresceu para 2014, até a última edição dos Jogos Brasileiros, em 2009, no Rio de Janeiro.

Percebendo o grande interesse por eventos internacionais desse porte no Brasil, a Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros (CBEPB) decidiu realizar nos anos pares, a partir deste ano, os Jogos Ibero-Americanos de Polícias e Bombeiros. Manaus concorreu com João Pessoa (PB), Maceió (AL) e São Paulo (SP) e venceu a disputa por ser localizada no coração da Amazônia e por ser considerada uma cidade segura.

DANIEL MACIEL BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato