Obras da Arena da Amazônia geram 6 mil novos empregos

Em Destaque
Por -
0
Mais de seis mil novos empregos, entre diretos e indiretos, vão ser gerados no Amazonas com as obras de construção da Arena da Amazônia, que será erguida no lugar do estádio Vivaldo Lima. O empreendimento faz parte do projeto criado pelo Governo do Estado para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Atualmente, cerca de 100 trabalhadores atuam no processo de demolição da estrutura de concreto e na retirada de materiais reutilizáveis do estádio Vivaldo Lima. “Até o início do pico maior da obra da Arena, nossa mão de obra contará com 1.500 novos trabalhadores diretos e 4.500 indiretos do campo da construção civil”, afirmou o secretário estadual de esportes, Júlio César Soares.

De acordo com o secretário, além da contratação de auxiliares de serviços, outros profissionais como motoristas de transporte de maquinário pesado, engenheiros, cozinheiros, serventes e pedreiros também serão beneficiados com as novas vagas. “As obras deste complexo esportivo representam uma importante contribuição para a geração de novos empregos e oportunidades no Estado”, destacou,

Com a inauguração da Arena da Amazônia, prevista para dezembro de 2012, outros milhares de empregos de caráter permanente também serão ofertados devido à rede de serviços que estará inclusa no local – como os setores alimentício, de segurança e de tráfego –, para que seja utilizado durante os sete dias da semana.

“A Copa de 2014 deixará um importante legado para o Estado, pois proporciona novas oportunidades antes, durante e após a realização do evento”, disse Júlio César, ao declarar que, após o campeonato, o Governo implementará uma gestão que traga sustentabilidade econômica e permita o aproveitamento da arena multiuso de diversas maneiras.

Obras aceleradas

A partir desta semana, será iniciada a fase de reciclagem de todo o material de concreto para reaproveitamento no próprio estádio, bem como o encaminhamento de estruturas metálicas e refletores de luz restantes para os municípios do interior, como Manacapuru, por exemplo, distante 79km da capital.
Todo o gramado e arquibancada também já foram retirados. A conclusão do nivelamento do terreno está prevista para o fim de setembro, a fim de que as fundações e estruturas da nova Arena sejam instaladas no mês de outubro.

Semanalmente, equipes de técnicos das secretarias estaduais de esporte (Sejel), planejamento (Seplan) e infraestrutura (Seinf), e da construtora Andrade Gutierrez, empresa responsável pela execução das obras, realizam reuniões para o acompanhamento e agilização do calendário de ações.

“O avanço das obras e o cumprimento do cronograma estabelecido demonstra que o Amazonas tem avançado muito em relação às outras cidades-sede do país”, concluiu o secretário.

Sustentabilidade em foco

Com investimentos de R$ 499,5 milhões, provenientes de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dos cofres públicos estaduais, a Arena da Amazônia foi apresentada com um projeto voltado à promoção do desenvolvimento sustentável.

Cerca de 95% do concreto utilizado nas obras virá da reciclagem da própria demolição do antigo estádio. O projeto da arena prevê medidas como o reaproveitamento da água da chuva, iluminação com lâmpadas à energia solar, paredes e coberturas vegetais, que ajudarão até mesmo na diminuição da temperatura dentro do estádio.
Após a conclusão, a Arena terá capacidade para 60 mil espectadores e será um dos 12 estádios brasileiros que receberão os jogos de futebol da Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014.

O espaço também contará com restaurantes, lojas e estacionamento subterrâneo. Além disso, estará disponível à população para abrigar eventos culturais e musicais de grande porte.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)