MINHA CONTRIBUIÇÃO COM A HISTÓRIA DE COARI

Em Destaque
Por -
2

Provavelmente durante todo o dia deste domingo (1) este post ficará na tela principal do Blog. Estarei viajando para Coari, tempo em que não poderei atualizar o blog. Mas, como Coari está aniversariando e como já toquei neste assunto em outro momento aqui no blog, vou tocar novamente.

COARI: DE ORELLANA À ALEXANDRE MONTORIL

É o título que darei ao livro que narrará a história antiga de Coari até a data em que foi elevada à categoria de cidade. Todos os dados referentes ao assunto, os acontecimentos históricos foram frutos de uma pesquisa muito séria que durou mais de 2 anos. Todo o assunto pesquisado, depois da devida transcrição, interpretação e resumo ficou condensado em um livro no formato A5 (14,8 cm X 21 cm) com 245 páginas. Ressaltando que o conteúdo é apenas em texto, sem utilização de imagens.

Acredito ser um resgate histórico importante que poderá ser utilizado pelas famílias, estudantes e por quem tenha curiosidade de conhecer um pouco das nossas origens. Espero que coarienses que moram em Coari e os que não moram mas ainda possuem um interesse pela história de nosso município possam se interessar pelo assunto.


Dei entrada esta semana na Secretária de Estado de Cultura, em busca de apoio para o projeto que ficou encarecido pelo tamanho que a obra tomou. São 245 páginas e o volume encarece a impressão, sendo necessárias parcerias para que o trabalho seja materializado. Quando o projeto for concretizado estarei dando minha contribuição intelectual e histórica para com o nosso município. Espero que outros procurem pesquisar o assunto pois não pretendi esgotar o assunto, assim como o período posterior à elevação de cidade até os nossos dias é também fonte de estudo relevante para manutenção do registro histórico de Coari.



Espero que o projeto junto à Secretaria de Cultura do Estado seja viabilizado. Será uma grande alegria para mim. Quem sabe possa está disponível dentro de alguns meses. Espero que tudo dê certo.


Postar um comentário

2Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Desejamos boa sorte. Que o livro esteja disponível o mais breve possível.
    Informações como o tema proposto neste livro possibilitam o entendimento da Coari de hoje.
    Para quem viaja a Coari a passeio ou a negócios, e passa a conhecer um pouco da cidade mas tenta compreender a razão de várias coisas, ficam alguns porquês:
    - do comportamento da criança na praça;
    - do motoqueiro avançando o sinal vermelho;
    - dos altos preços de alguns produtos e serviços;
    - dos embates políticos;
    - da ênfase na propaganda nas ruas e na televisão (do serviço público ao religioso);
    - e tantas outras questões.
    Ter a oportunidade de conhecer um pouco da história desta sociedade é de fundamental importancia para o entendimento de alguns dos porquês acima.

    Em Boca do Acre, um cidadão chamado Mario Diogo de Melo escreveu sobre a história do município. Seu livro "Boca do Acre - Seus povoadores", que saiu pela editora Valer em 2008, esclarece sobre a formação da cidade desde os primeiros 'aventureiros'. O livro também relata a passagem de todos os prefeitos (inclusive o próprio autor), do primeiro até os dos dias atuais.
    Contribuições como estas do ilustre Sr. Mário Diogo de Melo (que aos 97 anos completados em 2010 já escreveu outras obras sobre o Purus) e muitas outras sobre as cidades do Amazonas, incluindo esta sua obra, Daniel, sobre Coari, permitem a todos, como você mesmo disse: "famílias, estudantes e por quem tenha curiosidade de conhecer um pouco das nossas origens."

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. fala Dniel poe a materia do dinheiro devolvido para coari. levit oliveira

    ResponderExcluir
Postar um comentário