Governo inaugura Base de Policiamento Integrado em Manaus‏

Em Destaque
Por -
0
Governo do Estado inaugura, quinta-feira (19), a primeira Base de Policiamento Integrado (BPI) no bairro de Santa Etelvina, Zona Norte. Situada na Rua Vitória Régia, a unidade faz parte das ações de revitalização de segurança pública no Estado. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara, o principal diferencial diz respeito à proximidade junto à comunidade.


“A unidade será equipada com 87 policiais militares, incluindo comandante e subcomandante, além de delegado de Polícia Civil e profissionais da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), com o Programa Ame a Vida”, antecipou Câmara. Segundo ele, a Base oferecerá todos os serviços prestados nos DIPs em menor escala, uma vez que atenderá uma área específica da cidade, com policiamento feito por meio de 5 viaturas circulando exclusivamente na comunidade, 8 motos e 6 bicicletas, além de efetivo a pé.

“Nosso padrão, em Manaus, é de um policial para cada mil pessoas. Com esta unidade no bairro de Santa Etelvina, teremos 58 homens para cerca de 20 mil habitantes, uma média de um para quinhentas pessoas. Esse padrão vai ser muito forte, permitindo uma importante revitalização do policiamento na cidade”, disse Câmara. Com esta unidade, a expectativa, de acordo com o comandante geral, é de redução de 30% nos índices de criminalidade.

“A comunidade vai conhecer o nome do policial, interagir com ele, estar próximo destes profissionais uma vez que a Base diz respeito a uma unidade de polícia de proximidade”, destacou Câmara. Caberá ao segundo tenente da Policia Militar, Guilherme José Sette Junior, o comando da unidade e o subcomando ao aspirante Rayleno Neves Pereira. O treinamento do efetivo, de acordo com Sette, vem sendo feito há quase dois meses. “Pretendemos ter também um Conselho Comunitário de Segurança que terá participação da comunidade. Estamos assessorando a comunidade para que ela crie o conselho, que será uma força para cobrar a segurança pública em todas as esferas”, complementou.

Sobre a escolha do bairro de Santa Etelvina para a primeira Base de Policiamento Integrado, Dan Câmara revela que foi o histórico da região. “Presenciamos, naquele local, um histórico de violência. O ápice foi com a morte do padre Rogério Ruvoletto, além da mobilização da comunidade em torno de uma maior segurança. A localidade se tornou simbólica para o sistema de segurança pública, em termos de interação com comunidade, identificação dos problemas. Fizemos um mapeamento para poder implantar o projeto piloto para aquilo que queremos multiplicar para toda a cidade de Manaus e o estado do Amazonas”, justificou.

Capacitação da tropa

Desde o mês de julho, conta Sette, vem sendo feita a capacitação da tropa. “Primeiro, tivemos um curso nacional de promotor de policia comunitária. Foi uma atividade presencial, elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Depois, realizamos estágio de capacitação profissional, que envolveu várias disciplinas como Direitos Humanos, uso progressivo da força, manuseio de armamentos (letais e não letais) e, ainda, comunicação por meio de rádios”, detalhou.


Ainda na capacitação do efetivo, o responsável pela nova Base revelou que foram tratados assuntos como abordagem policial e curso sobre Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), visando o pleno atendimento ao cidadão, com coordenação da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC).


“Semana passada fechamos a etapa de capacitação que envolveu o tema Elaboração do TCO com objetivo de dar celeridade à ocorrência policial. Hoje, costuma-se fazer a ocorrência para depois levar a vítima e acusado à delegacia. Às vezes, ficamos na dependência do efetivo das respectivas delegacias, o que dificulta as ações. A abordagem deste curso serviu exatamente para atualizar nosso efetivo sobre novas técnicas de atuação, como o fato de que o policial pode fazer o TCO na própria viatura e ali mesmo liberar o acusado para que vá a Juízo, dando celeridade ao processo sem que o policial precise sair de sua área de atuação para a delegacia, potencializado a presença deles na área”, declarou Dan Câmara.


Outro diferencial do efetivo atuante na Base Integrada diz respeito ao kit individual, como lembrou o comandante geral da PM. “O policial não irá, necessariamente, sacar uma arma de fogo. Poderá imobilizar ou usar de outras formas para diminuir a letalidade junto à comunidade. Todo policial terá seu kit individual. A ideia é deixá-lo em condições de atuar de forma excelente ao pleno atendimento ao cidadão, com aparatos exclusivos”, pontuou o comandante geral da PM. Para as ocorrências, complementou Câmara, o cidadão poderá ligar diretamente para o telefone número (92) 9612-3344.

Questionado sobre a instalação de novas BPI em Manaus, Dan Câmara revela que as prioridades seriam Mauazinho, Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara, Armando Mendes e, ainda, Vieralves. “O inicio deste projeto se deu com viaturas identificadas com o nome do bairro. Houve uma fase anterior a esta, naquele local, quando lançamos uma viatura e duas motos com o nome do bairro. Já lançamos na Colônia Antonio Aleixo, Puraquequara, Vierialves e estamos lançando no Mauazinho e iremos ainda lançar no Armando Mendes. A ideia não é lançar a base como está concebida, mas revitalizar o que lá está”, afirmou.



DANIEL MACIEL


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)