Governo do Amazonas realiza primeira mostra de cultura popular

Em Destaque
Por -
1
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), realiza durante os dias 21 a 23 deste mês, a primeira edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas, que ocorrerá no Largo Mestre Chico (av. Sete de Setembro, Centro) e no Teatro Gebes Medeiros, localizado no Ideal Clube (av. Eduardo Ribeiro, 937, Centro).

Em parceria com o Fórum de Cultura Popular do Amazonas, o evento tem por objetivo fomentar manifestações artísticas que não sejam popularizadas no Estado. A programação, totalmente gratuita, contará com apresentações ao ar livre, feira de artesanato, exposições, além de oficinas, encontros e palestras com temática referente às diversas expressões de cultura popular.

Segundo o antropólogo e coordenador da mostra, Cristian Ávila, mais de 20 grupos culturais de comunidades urbanas e de municípios do interior do Estado estarão reunidos durante as atividades do evento. “Pretendemos mostrar que o Amazonas tem muitas ‘caras’ e quebrar o paradigma de que nossa cultura é totalmente folclórica e de que se resume somente aos bois-bumbá e escolas de samba”, frisa.

Ávila explica que expressões artísticas não-espetacularizadas – tais quais música negra, indígena e nordestina; hip-hop; samba de roda; teatro de rua; grafite; capoeira; arte circense; entre outros –, ganharão visibilidade a fim de promover a valorização dos gêneros trabalhados.

“A população terá a oportunidade de estar em contato com expressões e experiências estéticas pouco conhecidas, mas que fazem parte da cultura do Amazonas. Esta Mostra poderá demonstrar que nossa formação cultural é dinâmica e não homogênea”, destaca.

Ele também afirma que, além dos números de dança, música e teatro, o evento também promoverá a integração entre seus participantes. “Acreditamos que oportunizar diálogos e a troca de experiências possibilita ao público o reconhecimento das influências da cultura do homem amazônico”, pondera.



Programação



A Mostra de Cultura Popular terá seus três dias de programação divididos em uma série de atividades que envolvem palestras, oficinas de música e dança e shows musicais.

As oficinas e palestras serão realizadas no Teatro Gebes Medeiros, no Ideal Clube. Já as apresentações culturais, ocorrerão no espaço do Largo Mestre Chico, localizado embaixo da Ponte Benjamin Constant.

A festa se inicia com o cortejo da tradicional banda do Galo da Madrugada de Manaus, a partir das 17h.



Dia 21 (sábado)



9h – Mesa dos Mestres (Teatro Gebes Medeiros)

14h às 15h30 – Oficina de Gambá com o Grupo Pingo de Luz (Teatro Gebes Medeiros)

15h30 às 17h – Oficina de Boi Bumbá de Manaus (Teatro Gebes Medeiros)

17h – Cortejo Festivo com o Frevo Galo da Madrugada (Largo Mestre Chico)

18h – Grupo de Hip-Hop Cabanos (Largo Mestre Chico)

18h30 – Grupo de Lundu Quilombolas de Barreirinha – AM (Largo Mestre Chico)

19h – Grupo de Tambor de Crioula – Punga Baré (Largo Mestre Chico)

19h30 – Grupo de Capoeira Regional – Associação Amazonense de Capoeira Tradicional (Largo Mestre Chico)

20h – Grupo de Gambá Pingo de Luz – Maués – AM (Largo Mestre Chico)

20h30 – Grupo Escada sem Degraus (Largo Mestre Chico)



Dia 22 (domingo)



10h30 às 12h – Oficina de Lundu com os quilombolas de Barreirinha (Teatro Gebes Medeiros)

15h às 16h30 – Oficina de Hip-Hop com B-boys e o grupo Cabanos (Teatro Gebes Medeiros)

16h30 às 17h – Grupo de Teatro de Rua (Largo Mestre Chico)

17h – Dupla de repentistas (Largo Mestre Chico)

17h30 – Grupos de Capoeira de Angola da Associação Amazonense de Capoeira Tradicional (Largo Mestre Chico)

18h – Grupo de Gambá de Borba – AM (Largo Mestre Chico)

18h30 – Grupo de Samba de Caboclo (Largo Mestre Chico)

19h – Interações Estéticas – gambá/repente/hip-hop (Largo Mestre Chico)

19h30 – Grupo de Samba de Roda Vozes do Cativeiro (Largo Mestre Chico)

20h – Grupo de Maracatu (Largo Mestre Chico)

20h30 – Cortejo com Grupo de Boi Bumbá Tradicional de Manaus – Marronzinho (Largo Mestre Chico)



Dia 23 (segunda-feira)



19h às 21h30 – Oficinas de Capoeira e Samba de Roda (Teatro Gebes Medeiros)



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Sou funcionário publico municipal efetivo e tenho medo de me identificar por nativo de represaria, mais gostaria que na medida do possível que vossa senhoria, elaborasse uma matéria a respeito do PASEP, estive no banco do Brasil onde fui informado que o meu PASEP estaria em minha conta na data que os mesmo me infamarão quando eu cheguei ao banco a conversa e era outra, o atendente me informou que o meu pagamento seria feito em um contra cheque, eu solicitei um extrato do pasep por escrevi que pareça o banco estar cobrado 5,00 reais por cada extrato, e um absurdo, agora fica uma pergunta quando será pago? Mas segui em anexo a minha manifestação a respeito do mesmo para que os demais funcionários façam o mesmo por que do jeito que este indo e um absurdo, que o SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICO MUNICIPAL, si manifeste a favor dos filiados.





    Prezado(a) Senhor(a),
    Informamos que sua manifestação encaminhada a este Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Mensagem 000000 foi direcionada para análise do(a) Coordenação do Abono Salarial, responsável pelo assunto em questão. Pedimos, por gentileza, que aguarde o retorno quanto à finalização de sua manifestação.
    Atenciosamente,
    Ouvidoria-Geral do Ministério do Trabalho e Emprego
    Esplanada dos Ministérios - Bloco F - Ed. Anexo A - Térreo - Sala TA-14 CEP 70059-900
    Brasília-DF
    Fax:(61) 3317-6969

    *** Este endereço de e-mail somente envia mensagens. FAVOR NÃO RESPONDER. Para novo contato, solicitamos acessar o nosso Sistema e cadastrar sua manifestação. ***
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
Postar um comentário