Fundação Alfredo da Matta completa 55 anos

Em Destaque
Por -
1
Em 55 anos de existência, a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) colocou o Amazonas à frente de realizações notórias, como tornar-se referência estadual, nacional e internacional em assistência, ensino e pesquisa nas áreas de hanseníase, dermatologia tropical e, ainda, no tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids. As conquistas foram temas de palestras realizadas na sede da Fuam, esta semana, em alusão ao aniversário da instituição.

“O diferencial da Fundação Alfredo da Matta é a atividade sui generis, dando assistência ao ensino e à pesquisa. Isso está muito bem articulado pela sensibilidade de nossos profissionais, que ao fazerem assistência também se fazem perguntas de pesquisa e então partem atrás de financiamento. Quando conseguem, executam a pesquisa e propõem novas intervenções”, analisou a diretora, Adele Benzaken.

Conseguimos, completou ela, “exemplificar bem isso com o programa de hanseníase que, quando era um programa que tinha uma rotina de visitação a todos os municípios do interior se propôs a fazer um trabalho além, questionando se realmente a hanseníase tinha uma tendência de redução ou se estava sendo subnotificada”, declarou.

Ao fazer este tipo de pergunta, continuou a diretora, “e obter os resultados, de um trabalho árduo - em que foi preciso viajar aos municípios hiperendêmicos e ao redor de Manaus - nossa equipe conseguiu fazer uma atividade de pesquisa, que novamente retorna para a assistência. Porque, se você diz que a tendência é que realmente está diminuindo a doença, o próximo passo é pensar estratégias para reduzi-la mais”, disse.

Existe, de acordo com a diretora, um ciclo dentro da Fundação Alfredo da Matta onde todos os servidores participam. “Todas as categorias, os servidores participam de alguma forma. A ideia dessa semana cientifica é mostrar para os servidores o quanto que ele faz no dia a dia que reflete nesta cadeia. Muitas vezes, o servidor está em seu local de trabalho e não tem ideia de que ele faz parte de um todo. A partir do momento que ele vem para uma semana em que escuta todas as repercussões que isso tem a nível estadual, e nacional, passa a valorizar mais o seu trabalho. O servidor é que está de parabéns por tudo isso”, observou Adele.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. COARIENSE FELIZ, 28 de agosto de 2010 06:18

    ONTEM FOI INAUGURADO PELO PREFEITO ARNALDO MITOUSO, A SEDE DO SEBRAE, AO LADO DA CASA DO MANO, E NA INAUGURAÇAO ESTAVA PRESENTE O EXCELENTISSIMO SR. ARNALDO DE ALMEIDA MITOUSO, PEFEITO MUNICIPAL DE COARI, E TAMBEM O DONO DA TV LAR, E DEMAIS FUNCIONARIOS DO SEBRAE, QUANDO EU VEJO AÇAO COMO ESSA EU FICO FELIZ , PORQUE EU VEJO A DEDICACAO DO PREFEITO ARNALDO MITOUSO EM TRAZER A COARI UM ORGAO COMO O SEBRAE, QUE SEI QUE COM A SUA VINDA VIRAO TAMBEM MUITOS CUR9SOS PARA O BEM DOS CIDADAOS COARIENSE, HA EU TAMBEM QUERO PARABENIZAR O SECRETARIO DE PLANEJAMENTO MEU AMIGO NALDO, PELA INICIATIVA DE TRAZER O SEBRAE A COARI, TA AI UM SECRETARIO ESFROÇADO E QUE TA CUMPRINDO O SEU PAPEL. RECEBA AQUI MEU AMIGO NALDO OS MEUS CUMPRIMENTOS E FICO ORGULHOSO DE TER PESSOA DO SEU NIVEL EM NOSSO GOVERNO.

    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
Postar um comentário