A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O POVO DO INTERIOR

Aparentemente isolado, o homem rural busca a
informação e nem sempre está alienado 
dos fatos que acontecem mundo à fora.

O nosso Estado é conhecido pela grandeza de sua extensão. São quilômetros e mais quilômetros de áreas despovoadas, grandes áreas de rios e matas onde a solidão e a distância parece deixar o ribeirinho isolado. Especificamente no município de Coari, há uma densidade habitacional maior nas margens do Rio Solimões onde as comunidades e casas são mais próximas uma das outras e onde há uma maior quantidade de moradores. Já nas regiões de lagos o isolamento é maior e nos rios que são adjacentes deste lago principalmente.


Nos lagos e rios há casas totalmente isoladas, onde de um vizinho para o outro se gasta de 3 a 4 horas viajando. Apesar de toda esta distância, nem sempre o homem da zona rural pode se considerar isolado e desinformado, através da utilização do antigo rádio à pilha e das modernas antenas parabólicas a informação chega ao mesmo tempo em que chega ao homem urbano. Desta forma, mesmo com a distância e o isolamento das grandes florestas e dos sinuosos rios o homem o homem da zona rural está informado do que acontece ao redor do mundo e em sua cidade, alías, cidade da qual ele não se desliga. Uma das formas mais comuns de informação, tanto para o viajante quanto para o ribeirinho é a utilização de parabólicas nas embarcações, sejam elas de grande ou pequeno porte o homem rural sempre encontra uma forma de estar informado daquilo que acontece no mundo ou assitir seu futebol e sua novela preferida. Após o dia aterefado e cansativo das atividades da zona rural, geralmente à noite tudo para para que seja assistido o jornal, as novelas e o futebol. A energia que movimenta a informação vem de pequenos geradores de energia movimentados à diesel ou a gasolina.

Para quem aposta na alienação do homem rural, a surpresa pode ser maior. Em períodos próximos as eleições políticos de todos os matizes ideológicos chegam tentando tirar proveito de uma provável inocência do homem rural, mas a surpresa pode ser outras. Por estar devidamente informado, quem pensa que vai enganar pode ser enganado.
 ............................
FOTOS: Antonio Iaccovazzo
(direitos autorais).

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato