SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE TEM NOVO TITULAR

Em Destaque
Por -
1
Após dois anos e quatro meses à frente da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o médico ginecologista obstetra Agnaldo Costa deixa a pasta para assumir o Instituto da Mulher D. Lindu. Quem assume o cargo é Wilson Alecrim.

Sobre o balanço em que deixa a pasta, Costa destaca que sai com saldo positivo e considerável quantidade de realizações. “O Complexo Regulador, Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração são marcas pessoais minhas”, afirmou Agnaldo.

A nova Central de Medicamentos (Cema), e o Programa de Medicamentos Excepcionais (Proeme), que hoje abastecem tranquilamente tanto capital como interior, lembrou Agnaldo, “são frutos da parceria entre Susam e Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH)”, complementou.

A criação do Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto e o recém- inaugurado Instituto da Mulher D. Lindu também foram apontadas pelo ex-secretário como importantes realizações. “O novo Instituto da Criança do Amazonas (Icam), duas policlínicas e diversas obras pelo interior também são indicativos de nossas contribuições à saúde do Amazonas”, observou.

Sobre as razões que o levaram a sair da Susam, Agnaldo revela que foram pessoais e políticas. “Já havia um acerto desde a gestão do ex-governador Eduardo Braga de que eu deixaria a pasta no final do mandato. Assumo, a partir de agora, o Instituto da Mulher”, declarou.

Questionado sobre as prioridades que terá na direção geral do Instituto, Agnaldo salienta que serão reenfatizar e enfatizar que o “Instituto da Mulher representa um grande sonho e resgata a necessidade de pronto socorro ginecológico para a população amazonense”.

“O Instituto da Mulher acaba com o antigo problema da falta de leitos de maternidade, uma vez que cria 92 novos. Mas precisamos lembrar que a unidade não se destina ao atendimento ambulatorial, que é de competência das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O que existe no Instituto é voltado à mastologia”, afirmou Costa, finalizando que o banco de leites na unidade também será prioridade nas ações.

Novo secretário

Nascido em Novo Aripuanã, no dia 24 de maio de 1947, Wilson Alecrim é formado em medicina pela Universidade Federal do Amazonas, Ufam. Fez residência em Clínica Médica e Mestrado em Doenças Tropicais na Universidade de Brasília. Professor titular aposentado da Ufam e Pesquisador Titular aposentado em Doenças Tropicais da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT), Alecrim já atuou como secretário de saúde no município e também pelo Estado.

Para ele, a Susam diz respeito a um local de muito trabalho. “A expectativa é de atender as demandas e ações programáticas de saúde do Estado do Amazonas, capital e interior. Quanto às prioridades, incluem a manutenção com abastecimento das Unidades de Saúde sob responsabilidade do Governo Estadual. O Estado do Amazonas possui uma importante infraestrutura física e de equipamentos na área de saúde que inclui os CAICs, CAIMIs, SPAs, Pronto Socorros, Hospitais e Fundações, na sua maioria fruto do trabalho dos últimos sete anos e meio”.

Para a execução das ações, continua Alecrim, “vamos contar com a participação dos servidores do nível central da SUSAM, dos diretores das unidades, de todos os servidores e prestadores envolvidos na atenção às pessoas que nos procuram. Também iremos trabalhar para, cada vez mais, humanizarmos o atendimento incluindo os pacientes e seus parentes. Uma pessoa doente precisa ser bem atendida tecnicamente e do ponto de vista humano, os seus parentes e amigos também devem receber a devida atenção em relação ao paciente atendido”, pontuou.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. TIRZAH CLEMENTINO DE OLIVEIRA15/07/2010, 14:43

    Deus seja glorificado!Fico muitissimo feliz por saber que meu amigo Wilson mais uma vez está a frente de nossa Susam.Sei de sua seriedade como cristão pois acompanhei sua formação,sua educação,filho de pais educadamente austeros , desde jovem foi sempre muito aplicado nos estudos e quando adulto tornou-se profissional de grande quilate,destacando-se em sua trajetória profissional inclusive à frente deste mesmo órgão.Parabens colega! Que a unção de DEUS permaneça sobre tua cabeça e direcione tua atuação nesta tua nova jornada,concedendo-te sabedoria para superares todos os obstáculos e mais uma vez seres um VENCEDOR.

    ResponderExcluir
Postar um comentário