Navegantes devem redobrar os cuidados próximo a obra da ponte sobre o Rio Negro‏

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A partir de segunda-feira, 02/08, uma nova etapa das obras da ponte Manaus-Iranduba, vai exigir muita atenção dos navegantes que trafegam naquele trecho, pois, os esforços das equipes de trabalho vão se concentrar em um procedimento complexo – o içamento de 52 aduelas do vão central.

Para evitar acidentes, o secretário da região metropolitana, Renê Levy, faz o alerta aos navegantes. “É necessário cautela. É preciso que eles estejam atentos às sinalizações no Rio Negro. Em junho, a Capitania dos Portos reuniu comandantes, donos de embarcações e empresários, onde foram distribuídos materiais de orientação” afirmou Levy.


Cada uma das 52 aduelas içadas no vão central da ponte sobre o Rio Negro corresponde a 260 toneladas. Por isso, os cuidados neste trecho rio devem se estender até outubro deste ano.

Ao todo, mais de 85% da obra foi concluída. Além do içamento das aduelas, a ponte Manaus Iranduba avança com os trabalhos para a margem direita do Rio Negro, no município vizinho de Iranduba. As atividades se concentram na concretagem da pista e na construção do mastro central, de onde partem cabos de aço que vão dar sustentação aos tabuleiros da ponte. Dos 3.600m de extensão total de pista, 2.250m já foram finalizados.

Diante do atual processo de execução da obra, a entrega está confirmada para novembro de 2010. “A pista na margem esquerda da ponte, em Manaus, já foi concretada e vamos continuar com o ritmo acelerado para cumprir com o prazo de entrega mencionado no contrato”, afirma o secretário.

 


Uma equipe de Engenharia, Planejamento e Produção com mais dois mil colaboradores estão envolvidos na obra que começou em novembro do ano passado.

A ponte sobre o Rio Negro, ligando Manaus a Iranduba é uma obra do Governo do Amazonas, com investimentos de R$ 811 milhões, provenientes de recursos do Governo Federal financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A execução da obra é da Construtora Camargo Correa que necessitou de uma quantidade de 138.000m³ de concreto estrutural, o que equivale a 25 prédios de 20 andares, ou ainda, dois estádios do Maracanã, Rio de Janeiro.

O empreendimento vem ganhando visibilidade entre profissionais de engenharia e revistas nacionais especializadas no segmento. Uma das matérias de grande repercussão, publicada no mês de junho, na revista Grandes Construções, menciona a ponte Manaus-Iranduba como a segunda maior do mundo em ambiente de água doce, perdendo apenas para a Ciudad Bolivar, que cruza o rio Orinoco. 

Para atender a demanda de solicitações para visitação à estrutura, a secretaria da região metropolitana estabeleceu uma agenda de visitas a cada quinze dias, realizadas com grupos formados por 30 pessoas. Quem tiver interesse em conhecer a obra deve ligar para 3212-9350 ou entrar em contato por e-mail metropolitana@srmm.am.gov.br.

Fotos : Alfredo Fernandes

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