Omar e Braga em Autazes

Os candidatos da Coligação Avança Amazonas ao Governo do Estado, Omar Aziz (PMN) e ao Senado, Eduardo Braga (PMDB) iniciaram a campanha no interior, a coligação escolheu o município, distante 113 quilômetros de Manaus, para o lançamento oficial da campanha no interior.

Acompanhado de Braga, além de vários deputados candidatos da coligação, o governador Omar Aziz, que concorre à reeleição, foi recebido no aeroporto, no final da tarde de sábado, pelos dois principais políticos de Autazes, entre outros prefeitos de municípios vizinhos. Uma multidão acompanhou a carreata que seguiu pelas ruas da cidade até a praça central, onde foi realizado o comício.

Segundo Vanderlan o prefeito de Autazes, na administração Braga e Omar, o município recebeu o maior volume de obras da sua história. A mais importante delas é a pavimentação das estradas que tiraram Autazes e suas comunidades rurais do isolamento, como a AM-254 (Estrada de Autazes), com investimentos de mais de R$ 46 milhões, que liga o município à Manaus, através da BR-319. Em março deste ano, foi inaugurada a Estrada do Rosarinho. A via encurtou a distância do Madeira com Manaus. Comunidades rurais e municípios da região, a exemplo de Borba e Nova Olinda do Norte, foram beneficiados. Junto com a recuperação do sistema viário de toda a sede do município e outras obras de infraestrutura somam-se mais R$ 40 milhões de investimentos do Governo do Estado.

A pavimentação das estradas diminuiu o tempo de chegada a Manaus. Ao invés de enfrentar 16 horas de barco, a viagem por estrada dura de duas e meia a três horas. Os produtores que moram na comunidade do Rosarinho percorrem em minutos os 13 quilômetros da nova estrada até Autazes para seguirem pela AM-254 até a BR-319 com destino ao Careiro Castanho, onde fazem a travessia de balsa ou voadeira para a capital.

Novas Estradas

No palanque, Omar anunciou que já está em processo de licitação a pavimentação de mais 26 quilômetros de outras duas importantes vias de escoamento, a Estrada do Novo Céu, que beneficia as comunidades do Autaz-Mirim, e a do Sampaio, com ligação à região do Madeira. “Estamos criando a infraestrutura, construindo estradas, e ao mesmo tempo injetando recursos no setor primário, para gerar emprego e renda no interior. Autazes é o modelo de desenvolvimento que estamos levando aos municípios”, disse o governador candidato. Ele também garantiu que vai destacar parte das balsas que fazem a travessia de São Raimundo para o trajeto por rio entre Autazes e as novas estradas.

Autazes faz parte dos municípios da Região Metropolitana de Manaus e deverá ser beneficiada com o projeto de expansão dos incentivos da Zona Franca de Manaus que está em curso. “Vamos fomentar a agroindústria e proporcionar a geração de empregos em toda esta região”, afirma, ao destacar a vocação natural do município para a pecuária leiteira – é a segunda bacia leiteira do Estado – e um dos maiores produtores de queijo e manteiga, além de forte vocação para o extrativismo e produção de hortifruti.

Apoios

No comício em Autazes estavam os prefeitos de vários municípios adjacentes, dentre os quais Antônio José Cavalcante, o “Careca Holanda”, de Borba; Adenilson Reis, de Nova Olinda do Norte; Jair Souto, de Manaquiri; Peixoto Pinto, de Novo Aripuanã; Nonato da Silva, do Careiro Castanho e José Lobo, do Careiro da Várzea. Moradores desses municípios também compareceram numa demonstração de apoio em reconhecimento aos benefícios concedidos pelo Governo do Amazonas aos seus municípios.

O ex governador Eduardo Braga ressaltou que com a pavimentação da Estrada de Autazes um sonho de 30 anos, finalmente, é realidade, além de destacar o asfaltamento das sedes de municípios como Borba e Careiro Castanho, bem como da comunidade do Puru Puru. “Esse projeto não pode parar. Temos que avançar cada vez mais”, destacou.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato