FAPEAM abre seleção para Programa de Comunicação Científica

Estão abertas as inscrições para o Edital 009/2010 do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência - Comunicação Científica, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). As inscrições podem ser feitas no horário de 9h às 13 h, até o dia 8 de setembro e as documentações devem ser entregues no protocolo na sede da FAPEAM (Travessa dos Dera, s/nº - Flores).


Ao todo, o edital prevê 22 vagas para profissionais e estudantes de graduação das áreas de Comunicação Social/Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Letras, Design, Fotografia, TV e Vídeo, Biblioteconomia e Rádio. Confira aqui o edital completo.

Os valores das bolsas para profissionais variam entre R$ 1.300 para graduados, R$ 1.650 para especialistas e R$ 2.200 para mestres. Já para os bolsistas de graduação, o valor é de R$ 550. Os bolsistas devem disponibilizar 20 horas semanais às atividades do programa.

O objetivo do programa é despertar e desenvolver vocações na área da difusão científica a partir do envolvimento de pesquisadores, profissionais e estudantes na geração de produtos de comunicação científica de qualquer natureza (jornais, revistas, rádio, televisão, internet, eventos e etc.) que sejam realizados paralelamente a um programa definido de estudos voltados à pesquisa teórica, aplicada ou de inovação referentes aos temas previstos neste Edital. Um de seus objetivos específicos é estimular a formação de profissionais na área de comunicação científica, dentro e fora do âmbito acadêmico.

Os recursos financeiros deste edital são da ordem de até R$ 422,4 mil e de acordo, com as possibilidades orçamentárias e, em caso de prorrogação, poderão ser incorporados novos recursos.

Para profissionais, o processo seletivo será dividido em duas etapas: Etapa 1 (Avaliação do Currículo) e Etapa 2 (Prova Prática e Portfólio). Para graduandos, irá constar avaliação do currículo, histórico escolar e prova prática para cada área do conhecimento estipulada no edital.

A divulgação dos resultados vai acontecer a partir de 21 de setembro de 2010 e a implementação a partir de outubro de 2010.
Perfil das vagas

O edital prevê três vagas para o profissional graduado em Comunicação Social-Jornalismo com experiência profissional comprovada, por meio de portfólio, que tenha no mínimo três anos na produção e edição de textos jornalísticos para mídia impressa e/ou internet. Há três vagas também para estudantes de Comunicação Social – Jornalismo matriculados em cursos regulares, cursando a partir do quarto período e não estando no último ano do curso de graduação.

Para a área de rádio, existem duas vagas, sendo uma para profissional graduado em Comunicação Social, com habilitação em radialismo ou jornalismo, com experiência profissional comprovada, por meio de portfólio, de no mínimo dois anos em produção e edição de programas e produtos de rádio. Já o estudante deve estar matriculado em Comunicação Social, habilitação em radialismo ou jornalismo, cursando a partir do quarto período e não estando no último ano do curso de graduação.

Na área de TV e Vídeo, existem duas vagas para profissionais, com dois anos de experiência em produção e edição de programas e produtos de televisão e vídeo e conhecimentos em operação de câmera de vídeo e softwares de edição de áudio e vídeo e duas vagas para estudantes.

O candidato precisa ser graduado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo ou rádio e TV, com experiência comprovada, por meio de portfólio. Para essa área, os estudantes de Comunicação Social, habilitação em jornalismo ou rádio e TV matriculados em cursos regulares, cursando a partir do 4º período e não estando no último ano do curso de graduação.

Na área de fotografia, existem duas vagas disponíveis, uma para profissional e outra para graduando. Para o profissional, é preciso que o candidato seja graduado em qualquer área do conhecimento, preferencialmente em Comunicação Social, com no mínimo três anos de experiência profissional comprovada, por meio de portfólio, em fotografia. para a vaga de iniciação científica, é necessário que o estudante de Comunicação Social ou de áreas afins com disciplina cursada na área ou curso de formação em fotografia, cursando a partir do quarto período e não estando no último ano do curso de graduação.



Para Publicidade e Propaganda há duas vagas disponíveis para profissionais. Para tanto, é necessário que o proponente tenha curso superior em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Propaganda e Marketing ou em Tecnologia em Produção Publicitária com experiência comprovada, por meio de portfólio, de no mínimo dois anos em criação publicitária (redação e direção de arte) e conhecimentos em planejamento de campanha e mídia.

Os profissionais formados em Letras-Língua Portuguesa contam com duas vagas no programa. Para concorrerem, precisam ser graduados na área e apresentar experiência profissional comprovada, preferencialmente por meio de portfólio, em redação e revisão de textos de no mínimo dois anos.

Na área de Design, há duas vagas disponíveis para profissionais, que tenham Curso superior em Design, Desenho Industrial, habilitação Programação Visual, ou em Tecnologia em Design Gráfico, com experiência comprovada, por meio de portfólio, de no mínimo dois anos em desenvolvimento de projetos de design editorial de caráter jornalístico, publicitário e institucional.

Na área de Biblioteconomia, o programa de Comunicação Científica disponibiliza uma vaga para bacharel em Biblioteconomia, com registro no conselho competente e experiência profissional comprovada de no mínimo três anos e uma vaga para estudante. O graduando precisa estar cursando Biblioteconomia ou Sistemas da Informação, a partir do 4º período e não no último ano do curso.
Cristiane Barbosa - Agência Fapeam

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato