ATENÇÃO ELEITORES: O TÍTULO AGORA É OBRIGATÓRIO

By Em Destaque - julho 13, 2010

Pela primeira vez, o eleitor terá que apresentar obrigatoriamente dois documentos quando for votar no dia 3 de outubro: o título de eleitor e a identidade oficial com foto. Até a aprovação da lei da minirreforma eleitoral, no ano passado, o votante só precisava levar título ou identidade. Quem perdeu o título, poderá pedir segunda via até 23 de setembro. Já o eleitor que votaria pela primeira vez e não tem o título, perdeu o prazo - até 5 de maio.

Outra nova novidade é o voto em trânsito. Quem estiver fora do domicílio eleitoral poderá votar numa das 27 capitais para presidente e vice. Mas é preciso informar no cartório eleitoral, entre 15 de julho e 15 de agosto, a capital onde estará nos dias de votação. Em 5 de setembro, quem vota em trânsito poderá conferir o local de votação no site do TSE ou do Tribunal Regional Eleitoral de seu domicílio ou da capital onde votará.

A Justiça Eleitoral montará seções para o voto em trânsito nas capitais com, no mínimo, 50 pedidos de voto em trânsito. Caso contrário, o eleitor será informado da impossibilidade de votar fora de seu domicílio e deverá justificar o voto. Entre 15 de julho e 15 de agosto, o eleitor poderá alterar ou cancelar o registro de voto em trânsito. Se ele não estiver na capital prevista, precisará justificar a ausência.

Com o site ELEIÇÕES 2010 do Jornal O Globo
Texto de Caterina Alencastro

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.