AMAZONAS MELHORA SAÚDE COM ENTREGA DE HOSPITAIS EM TODO O ESTADO

Em Destaque
Por -
0

Na data de hoje, 14 julho, quando é comemorado o Dia Mundial do Hospital, um balanço do Governo do Amazonas revela que, até o final do ano - quando 13 hospitais serão entregues no interior - todos os municípios estarão aptos a realizar atendimentos de média complexidade. Na prática, isso contribui para desafogar a demanda pela saúde na capital.

Segundo o secretário de saúde do interior, Evandro Melo, nos últimos dois anos, o Governo investiu R$ 60 milhões somente na construção e investimento em equipamentos das unidades de saúde no interior. “Este Governo pensa nas pessoas que vivem no interior. Estamos dotando os municípios a resolver 90% dos casos, que envolvem média complexidade. Desta forma, as pessoas não mais precisarão se deslocar até a capital. A ideia é que apenas 10% dos casos, de alta complexidade, sejam resolvidos na capital”, declarou.

Ainda segundo Melo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, Susam, tem garantido acesso no atendimento à saúde para esta parcela referente aos 10% da população do interior que se dirige à capital para os atendimentos de alta complexidade. “Todos os hospitais que foram inaugurados tem o diferencial de nada a dever em termos de estrutura e aparatos às unidades de média complexidade que existem na capital”, complementou Melo.

No que diz respeito à capital, o ex titular da Susam, Agnaldo Costa, lembra que três importantes unidades foram recentemente inauguradas, o que representa um importante passo na saúde do Amazonas. Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, Instituto da Mulher D. Lindu e, ainda Instituto da Criança. “Hoje, temos uma bela infraestrutura na saúde, em termos de média e alta complexidade. O Instituto da Mulher, por exemplo, representa um grande sonho e resgata a necessidade de pronto socorro ginecológico para a população amazonense”, avaliou.

Conforme antecipou o novo secretário de estado de saúde, Wilson Alecrim, a humanização no atendimento em todas as unidades de saúde, inclusive nos hospitais, é uma das prioridades na nova gestão. “O Estado do Amazonas possui uma importante infraestrutura física e de equipamentos na área de saúde que inclui os CAICs, CAIMIs, SPAs, Pronto Socorros, Hospitais e Fundações, na sua maioria fruto do trabalho dos últimos sete anos e meio”, afirmou.

“Iremos trabalhar para, cada vez mais, humanizarmos o atendimento incluindo os pacientes e seus parentes. Uma pessoa doente precisa ser bem atendida tecnicamente e do ponto de vista humano, os seus parentes e amigos também devem receber a devida atenção em relação ao paciente atendido”, declarou. “O Amazonas evoluiu consideravelmente na melhoria de infraestrutura na saúde. A partir de 2005, por exemplo, aumentamos a quantidade de atendimentos em cirurgias cardíacas, com uma média de 600 atendimentos anuais, entre adultos e crianças”, destacou Alecrim.

“Antes, tudo era feito fora do Amazonas. Transplante renal e de córnea, também evoluíram em termos de atendimento no Estado. Atendimentos voltados para o tratamento do câncer também tiveram grande melhoria por meio da Fundação Cecon, com equipamentos modernos e equipes bem treinadas”, destacou Alecrim.

Municípios que possuem hospitais em processo de conclusão, com previsão de entrega até o final deste ano: Tabatinga, São Paulo de Olivença, Japurá, Barreirinha, Borba, Humaitá, Anori, Silves, Santa Izabel do Rio Negro, Matupi (comunidade em Manicoré), Tapauá, Pauini e Envira.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)