AMAZONAS LEVA PESQUISA E INICIATIVAS PIONEIRAS PARA SBPC 2010

Iniciativas de sucesso como o Programa Zona Franca Verde serão apresentados pelo Estado do Amazonas na próxima reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que tem início no próximo domingo e segue até dia 30, em Natal Rio Grande do Norte.


O estande do Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), ocupará um espaço de 96 m2, com a participação de instituições governamentais, de ensino, pesquisa e institutos tecnológicos como a UEA, Suframa, Seduc, SDS/IPAAM, Amazonastur, SENAI e Instituto Nokia de Tecnologia.


Também estarão presentes representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), integrando o estande do Conselho Nacional das FAPs (Confap) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), compondo o estande do Ministério de Ciência e Tecnologia.


Durante a 62ª Reunião Anual da SBPC, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, será possível conhecer pesquisas, produtos e tecnologias desenvolvidas por instituições envolvidas no setor de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) brasileiras. A exibição faz parte da ExpoT&C – uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que integra as atividades do maior evento científico do País.


A exposição reunirá 120 expositores, entre universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e órgãos governamentais, além de outras organizações de todo o País, interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Entre elas estarão o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Ministério da Educação (MEC); e a Marinha do Brasil.

“A ExpoT&C é uma vitrine do que está sendo feito nas grandes universidades e centros de pesquisa do Brasil em termos de pesquisa, desenvolvimento, educação e inovação”, afirma a coordenadora do evento, Simone Santana Franco. “Ela está se fortalecendo, a cada ano, como uma exposição sênior de projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados por instituições de C&T consolidadas no panorama nacional”, avalia.


Os expositores da mostra ocuparão uma área de 6 mil m2, em tendas climatizadas, que estarão localizadas no estacionamento do campus da UFRN, ao lado do campo de futebol. A expectativa dos organizadores é que cinco mil pessoas visitem diariamente a exposição, que será aberta ao público em geral e inaugurada oficialmente no dia 26 de julho, às 9h30, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. A mostra poderá ser visitada até 30 de julho das 10h00 às 19h00.


Sobre o evento:


A ExpoT&C integra as atividades da Reunião Anual da SBPC – um dos maiores eventos científicos do Brasil. Realizado desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, o evento é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T.

Além da programação científica (conferências, simpósios, mesas-redondas etc), são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da ExpoT&C, da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais) e da SBPC Jovem (atividades voltadas para estudantes do ensino básico e para o público infanto-juvenil).

O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, e profissionais de diversas áreas. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas. No ano passado, a reunião foi realizada em Manaus.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato