Municípios devem manter vacinação contra gripe A, recomenda ministério

Em Destaque
Por -
0
Brasília - A campanha nacional de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína terminou nesta quarta-feira (2/6), mas o Ministério da Saúde recomenda aos municípios que não conseguiram atingir a cobertura de todo o público-alvo que continuem a vacinar.

Segundo dados parciais do ministério, mais de 73,6 milhões de brasileiros foram imunizados contra a doença. A estimativa era vacinar 80 milhões de pessoas até hoje. A meta de 80% de cobertura por público-alvo vulnerável não foi alcançada nos seguintes grupos: entre 2 e menos de 5 anos foram vacinados 1,1 milhão (10% da meta); adultos saudáveis, entre 30 e 39 anos, foram imunizados 17,5 milhões (60% da meta); e grávidas, cuja cobertura vacinal foi de 2,1 milhões (70% da meta).

O ministro José Gomes Temporão espera melhorar o percentual de vacinação das crianças de 2 e menos de 5 anos no próximo dia 12, data da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Nesse dias, elas também poderão ser imunizadas contra a gripe.

“Vamos vacinar as crianças contra o [Influenza] H1N1. No mesmo momento em que toma as duas gotinhas da pólio, toma a vacina do H1N1. Estou seguro que vamos chegar ao inverno, período de maior circulação do vírus, muito bem protegidos”, disse Temporão.

Em relação aos adultos de 30 a 39 anos, caberá às secretarias de saúde estabelecer uma estratégia para cumprir a meta. O ministro atribuiu a baixa adesão desses dois grupos (crianças e adultos) ao fato de terem sido os últimos a ingressarem no calendário de vacinação.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)