Família Copa: pais, irmãos, primos, sogros e genros em ação na África

Em Destaque
Por -
0


Vinte jogadores que disputam este Mundial têm alguma relação familiar. Na maioria das vezes são companheiros, mas dois irmãos serão adversários

Por Rafael Maranhão Direto de Rustemburgo, África do Sul
imprimir

Eles chamam-se Weiss, Bradley, Palacios, Barreto, Boateng, Aguero-Maradona. São pais, filhos, irmãos, primos, genros, sogros, e transformam a Copa do Mundo num ambiente bem familiar. Nunca antes na história dessa competição um Mundial teve tantos parentes envolvidos como em 2010 na África do Sul. Um grupo que conta com treinadores e jogadores; companheiros de equipe e até adversários.

É o caso dos meio-irmãos Jerome e Kevin Prince. Famílias às vezes também têm suas brigas e a dos Boateng foi daquelas sérias. Nascidos na capital alemã Berlim e filhos do mesmo pai ganês, eles seguiram caminhos parecidos até Kevin aceitar o convite da seleção africana para disputar a Copa. Alemanha e Gana se enfrentam dia 23 em Joanesburgo pondo frente a frente dois parentes que mal se falam desde que Jerome criticou Kevin pela violenta entrada que tirou do Mundial o ídolo alemão Michael Ballack.

A relação entre irmãos defendendo a mesma equipe na África do Sul é menos conturbada. São três exemplos: os famosos Yaya Touré (volante) e Kolo Touré (zagueiro) na Costa do Marfim, que enfrenta o Brasil no domingo; o meia Edgard Barreto e o goleiro Diego Barreto no Paraguai; além do meia Wilson Palacios e do zagueiro Jhony Palacios.

- Mesmo depois de tanto tempo jogando juntos, ainda é uma grande alegria atuar ao lado do meu irmão em campo - disse Yaya Touré.

A lista poderia ser maior, caso o treinador mexicano Javier Aguirre não tivesse cortado o meia Jonathan dos Santos, do Barcelona, que poderia fazer companhia ao irmão Giovani.

A tradição dos irmãos defendendo a mesma equipe vem desde a primeira partida da história das Copas, quando Manuel e Felipe Rosas estiveram em campo pelo México na derrota por 4 a 1 para a França em Montevidéu. A lista inclui ainda os campeões mundiais Otmar e Fritz Walter (Alemanha, 1954) e Bobby e Jack Charlton (Inglaterra, 1966).

A Copa de 2010 conta com dois casos de uma relação familiar mais rara de acontecer: pais que convocam seus filhos para o Mundial. Os Weiss, da Eslováquia, têm talento para o futebol, mas pouca criatividade para nomes. Avô, pai e filho chamam-se Vladimir e jogaram pela seleção. O pai treinador defende o filho meia.

- As pessoas viram que ele merecia a convocação e que eu não fiz nada de errado ao chamá-lo - afirmou Vladimir Weiss.

VEJA MAIS DETALHES E A LISTA COMPLETA NO SITE DE ORIGEM DA MATÉRIA
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)