Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho

Em Destaque
Por -
1
Não é só o dia dos namorados que é comemorado no dia 12 de junho, nesta data, no Brasil é comemorado também o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.O Estatu do Adolescente e da Criança diz que “É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz”. Essa determinação está prevista no artigo 60, do ECA (lei nº 8069/1990), tendo como principal objetivo proteger integralmente meninos e meninas dos danos causados pelo trabalho precoce. Esta semana aqui em Manaus ví muitos meninos, nas ruas, trabalhando na limpeza de parabrisas de carros nos cogestionamentos e ganhando em troca algumas pobres moedas.

Em Coari funciona o PETI, um programa federal coordenado pela prefeitura que tem como objetivo trabalhar políticas nesta área, no entanto, mesmo assim é muito comum ver ainda crianças vendendo salgadinhos, doces e até trabalhando como ajudantes dos carros que fazem transporte no porto da cidade. A realidade econômica que empurra milhares de famílias em um município como nosso para a base da pirâmide social faz com que muitas crianças sejam utilizadas como mão-de-obras para ajudar na renda familiar. Em outras regiões do país a realidade ainda é muito mais cruel.É importante fomentar o debate sobre a situação da exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes e fazer valer a execução de programas sociais que ajudem a diminuir os índices, trabalhando a redistribuição de renda com a inserção dos adultos no mercado do trabalho e a inserção das crianças em programas educacionais, culturais e esportivos que ocupem o tempo ocioso.
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Foi-se o tempo que o PETI funcionava organizado,agora dizem que é até pago pra entrar lá,pode isso.
    Só mesmo nesse governo ladrão que aqui estar.Precisam denuciar.

    ResponderExcluir
Postar um comentário