Astrônomos encontram mais jovem planeta fora do sistema solar

Em Destaque
Por -
0
Astrônomos encontram mais jovem planeta fora do sistema solar

DE SÃO PAULO

Astrônomos encontraram, por meio de observação direta, o mais jovem planeta fora do sistema solar (exoplaneta).

A equipe usou o Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul, localizado no Chile, para acompanhar o movimento do exoplaneta Beta Pictoris b, um gigante com nove vezes a massa de Júpiter.

O sol do planeta, uma estrela branca chamada Beta Pictoris, é também a mais nova estrela conhecida a abrigar um planeta.

A estrela tem apenas 12 milhões de anos, contra os 4,5 bilhões de anos do Sol do sistema solar terrestre. Está a 60 anos-luz da Terra, na constelação de Pictor (Pintor).

O achado mostra que planetas gigantes podem se formar próximo a estrelas em períodos muito mais curtos do que se pensava.

Até hoje, cerca de 450 exoplanetas foram encontrados. Mas Beta Pictoris b é um dos poucos a ter sido detectado por observação direta (sem o uso de medições indiretas, baseadas em variações no brilho refletido pelo planeta).

O resultado mostra a diversidade de sistemas planetários existentes, e novos estudos devem fornecer pistas importantes sobre a formação de planetas gigantes como Júpiter.

O estudo foi publicado na revista "Science".

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)